O selo visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
Uma reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (02), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com a participação de articuladores e mobilizadores do Selo Unicef, representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e secretarias municipais, discutiu os últimos ajustes no plano de ação do município para a implementação do Selo Unicef.
O encontro teve como objetivo ouvir os participantes e as propostas de cada pasta para agregar no plano que vem sendo elaborado, onde será apresentado no Fórum Comunitário do Selo Unicef, que acontecerá no dia 10 de fevereiro, às 14h no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Coruripe, com a participação da sociedade.
Após o Fórum, o plano de ação municipal será analisado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que irá avaliar se Coruripe está apta a receber a certificação, bem como outros municípios alagoanos.
O selo visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
Rosalva Pacheco, psicóloga e técnica do Gabinete do Prefeito, explicou a importância da participação dos adolescentes na construção do plano de ação municipal.
“Nós não queremos apenas uma certificação na parede, queremos que de fato as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes verdadeiramente funcionem em nosso município, por isso é muito importante todos estarem de mãos dadas. Outro ponto que merece destaque, é que ninguém faz política pública voltada para crianças e adolescentes sem a participação dos protagonistas. Com a inserção do NUCA em nossas ações eles recebem lugar de fala e têm muito a acrescentar nesse processo de construção do plano de ação”, destacou Rosalva.
Hélio Oliveira, mobilizador municipal de adolescentes – Selo Unicef 2021-2024 e assessor técnico explanou sobre os indicadores que precisam melhorar para que o município receba a certificação e explicou como acontecerá o Fórum.
“Nossa
vontade era que muita gente participasse do Fórum Comunitário, para que as
ações do plano fossem disseminadas para o maior número de pessoas possível, mas
infelizmente estamos passando por uma pandemia, onde o número de casos em nosso
município vem aumentando significativamente. O auditório tem capacidade para
200 pessoas, mas só receberemos 100. As vagas foram distribuídas para as
secretarias municipais, CMCDA, Conselho Tutelar e Organizações Não
Governamentais que realizam trabalhos com crianças e adolescentes, todos serão
credenciados previamente e no dia do evento manteremos todos os protocolos
sanitários para a segurança de todos”, encerrou o mobilizador.