Capacitação dos profissionais e monitoramento por câmeras são algumas das ações que serão implantadas
Texto: Anne Rose e Roberto Miranda
A secretária de Educação
Cintya Alves se reuniu nesta terça-feira (11), com representante do Conselho
Municipal de Educação, gerência pedagógica da Semed, responsável pelos vigias
escolares e a empresa Learning Set, para juntos traçarem um plano de ação com
foco em melhorar a segurança nas escolas da rede de ensino.
No encontro, foram definidos planos e metas que visam fortalecer a segurança de alunos e servidores contra possíveis ameaças de forma preventiva. O plano de ação conta com capacitação dos profissionais envolvidos com a segurança dos alunos nas escolas e no transporte, monitoramento das unidades por câmera, alarmes, fardamento e crachás para identificação dos profissionais e carteirinha de identificação para os usuários do transporte escolar. Além de uma cartilha com o plano de ação que será entregue aos pais e a comunidade.
A equipe de auxiliar de disciplina, porteiros, monitores de ônibus e motoristas passará por capacitação, que será ministrada pela empresa Learning Set. Todas as unidades escolares receberão câmeras de segurança e serão monitoradas 24h, contando com uma central de apoio que receberá as imagens e dará suporte em caso de necessidade. Toda a frota escolar receberá chips para monitoramento dos ônibus e suas rotas.
De acordo com a secretária de Educação Cintya Alves, todas ações são muito importantes e visam fortalecer a segurança nas escolas e também nos ônibus.
“Com base nos últimos acontecimentos que atingiram crianças em outros estados, o que nos deixou extremamente tristes e chocados, nos reunimos e traçamos o Plano de Segurança para nossas escolas. Nosso objetivo com essas ações é garantir mais segurança para alunos e profissionais que estão dando o seu melhor pela educação, além de tranquilizar os pais e toda comunidade escolar. Nesse momento é importante a colaboração de todos para que as novas medidas sejam eficazes”, destacou a secretária.
Apelo ao compartilhamento de informações
A secretária de Educação aproveitou o momento para pedir cautela no que diz respeito ao compartilhamento de informações e, em caso de dúvidas, procurar a direção da sua escola.
“Sabemos que o momento é delicado e precisamos ter cautela com as informações que divulgamos. Em hipótese alguma devemos compartilhar informações em grupos de aplicativos de mensagens sem que antes sejam checadas. Tudo que fizermos neste momento acaba causando pânico. Toda a equipe da prefeitura ao lado do prefeito Marcelo Beltrão, está empenhada em levar segurança para nossas crianças e todos os profissionais que fazem parte da rede de ensino. Então, em caso de qualquer dúvida que surgir, procure a direção escolar da unidade do seu filho”, encerrou Alves.