Saúde Tem Pressa leva várias especialidades médicas e exames para Pindorama

Foto

As ações aconteceram em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado aos cuidados da saúde feminina

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre

As mulheres de Pindorama participaram nesta terça-feira (19), das ações do Programa Saúde Tem Pressa, que aconteceram na Unidade de Saúde Pindorama Centro.

O novo programa foi criado pela Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo garantir saúde pública básica de qualidade para todos os coruripenses.

Mais de 200 mulheres receberam atendimento com psiquiatra, psicólogo, nutricionista, oftalmologista e realizaram exames de ultrassonografia, citologia, além de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite. Ao todo, em dois dias de atividades o Saúde Tem Pressa atendeu mais de 900 mulheres de todo o município.

O prefeito Marcelo Beltrão destacou o saldo das ações do Saúde Tem Pressa como positivo.

“Foram mais de 900 atendimentos realizados no Centro de Especialidades em Coruripe e em Pindorama, um saldo muito positivo para as primeiras ações do programa, e não vamos parar por aqui. Estamos trabalhando para reduzir as filas de espera, até chegar ao ponto de zerarmos, levando consultas e exames de diversas especialidades para mais próximo da população. Começamos pelas mulheres, que sempre cuidam de tudo, dos filhos, dos esposos, da casa e merecem também ser cuidadas com muito carinho” completou o prefeito.

Mariene Lúcia, que já teve câncer de mama participou de uma roda de conversa com as pacientes e falou da importância da mulher buscar atendimento.

“Venci o câncer, e há um ano precisei retirar uma mama, mas estou aqui firme e forte e continuo me cuidando, sempre. É fundamental que toda mulher faça o autoexame e busque orientação nas Unidades de Saúde, é importante prevenir, e quanto antes à doença for descoberta maior é a chance de cura”, frisou ela.

Dona Maria Helena de 63 anos considera importante cuidar da saúde para evitar problemas maiores.

“Tenho uma irmã que precisou retirar uma mama, é algo muito difícil para uma mulher, sempre dou forças a ela. Para evitar problemas maiores sempre estou me cuidando, e busco realizar consultas, exames e faço tudo que for para prevenir. Além de me cuidar incentivo às mulheres que estão ao meu redor a fazer o mesmo, pois se a gente não se amar ninguém fará isso por nós”, ressaltou a paciente.

As participantes assistiram palestras e roda conversa sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, receberam uma planta para lembrar a importância de se cuidar, participaram de sorteio de brindes e  receberam lanche nas salas de espera.

Compartilhe: