Mutirão levou diversas especialidades médicas aos moradores da comunidade
Texto e fotos: Roberto Miranda
A equipe do Programa Saúde tem Pressa aportou nesta terça-feira (18), na Unidade Básica de Saúde do povoado Botafogo. A ação levou uma série de especialidades médicas aos moradores da comunidade rural. Foram realizados 800 atendimentos entre às 08h e 16h.
Uma das centenas de assistidos do programa foi a servidora da Prefeitura, Maria Ozana. Aos 53 anos, ela é gari e veio ao posto em busca de atendimento oftalmológico.
“Estava há quase dois anos sem atendimento oftalmológico. Faço uso de dois colírios por causa do glaucoma. Hoje consegui atendimento graças ao programa e vou voltar a ter acesso aos medicamentos que são essenciais para controlar o meu problema. Que esse importante programa cresça mais e mais para atender quem mais necessita. Aproveitei ainda para uma consulta com o clínico geral. Estava precisando de um check-up. Conseguiu atendimento em duas especialidades”, contou a servidora da Prefeitura de Coruripe há 14 anos.
O
secretário de Saúde Coruripe, Pedro Madeiro, também acompanhou mais uma edição
do mutirão de especialidades.
“Estamos aqui no povoado Botafogo com diversas especialidades. A saúde pública de Coruripe vai até o seu povo, buscando levar dignidade e qualidade de vida. Várias especialidades médicas, uma ampliação dos serviços para melhor atender o coruripense. Esse é o papel do poder público, cuidar da população e ofertar uma saúde pública de qualidade”, afirmou.
O prefeito Marcelo Beltrão também esteve presente em mais uma edição do Saúde tem Pressa. O gestor fez questão de destacar a importância do programa e agradecer o empenho dos servidores em benefício do povo.
“Mais uma etapa do mutirão, levando saúde mais perto da população, com vários exames, consultas e marcações de cirurgias. Estamos levando conforto à população e nossa intenção é trabalhar para levar uma Saúde Pública de qualidade que alcance todos os cidadãos coruripenses. Também quero deixar meu muito obrigado a todos os servidores que unidos estão trabalhando para melhorar a vida da nossa gente”, encerrou o prefeito.
Atendimentos realizados
Clínico geral - 39 atendimentos; Oftalmologia - 102 atendimentos; Nutricionista - 21 atendimentos; Pediatria - 16 atendimentos; Psicologia - 19 atendimentos; Exames laboratoriais - 109 pacientes atendidos; Massagem Terapêutica - 9 atendimentos; Odontologia - 16 atendimentos; Ação educativa odontológica para crianças - 40 participantes; Vacina - 42 atendimentos; Teste rápido - atendimentos;
Vigilância
sanitária:
- 3
inspeções;
- 3
recebimentos de denúncia;
- 3
atendimentos de denúncia;
-
Palestra: Boas práticas de manipulação de alimentos;
Vigilância
Ambiental
- 5
Coletas de análises água;
- 8
Análises teor de cloro;
-
Palestra sobre Qualidade da Água para Consumo Humano.
Vigilância
em Saúde:
- 300
cadastros do Programa Combate a esquistossomose;
- 10
testes rápido em cães domiciliares no combate a Leishmaniose canina;
-
Mutirão visitas domiciliares no combate à Dengue.
Melhor
em Casa:
- 8 atendimentos pré-agendados dos fisioterapeutas aos pacientes da comunidade.
Total
de 800 atendimentos