Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher promove encontro LGBTQIA+
Momento visa trazer esclarecimentos sobre as ações conjuntas que serão realizadas no município contra a LGBTfobia
Texto: Leila Cristhina Fotos: João Alexandre
Aconteceu nesta quinta-feira (23) no auditório da Secretaria de Educação (Semed), um encontro LGBTQIA+ com objetivo de trazer esclarecimentos sobre as ações conjuntas da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas (SEMUDH) e Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher que serão realizadas no município contra a LGBTfobia.
A partir de sucessivas denúncias de transfobia, a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, por intermédio de sua Diretoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, apresenta um plano de ação, com proposta de atuação no Município voltada à formação e sensibilização das equipes municipais de serviços públicos, na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+.
O encontro foi articulado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho e da Mulher e teve a participação de representantes de diversas secretarias municipais, escola estadual e Grupo Gay de Coruripe.
A Proposta, apresentada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), é um plano de ações a serem desenvolvidas no município em parceria com os governos estadual e municipal, de forma a promover a formação e sensibilização das equipes municipais de serviços públicos, na garantia dos direitos de pessoas LGBTQIA+, por meio de adesão dos servidores municipais ao curso de formação disponibilizado pela SLGBTQIA+ em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Yego Silva, da secretaria da Assistência Social do Trabalho e da Mulher explica que as ações contarão com a parceria do Governo Federal e do Estado. "A luta contra a LGBTfobia é constante e precisamos trabalhar cada vez mais temas que tratem dessa política. É importante formar os nossos servidores para que a Prefeitura seja um ambiente respeitoso para pessoas LGBTQIA+ e também para que nossa população tenha o atendimento correto, a capacitação é a melhor estratégia”, ressalta.
Mediante a realização conjunta das medidas, tem-se os seguintes objetivos:
Formar e sensibilizar as pessoas atuantes no serviço público municipal de Coruripe em relação aos direitos de pessoas LGBTQIA+;
Possibilitar o início do diálogo com o Legislativo Municipal, por meio de audiência pública sobre a temática na Câmara de Vereadores;
Ampliar o conhecimento, por parte da população LGBTQIA+ local, acerca de seus direitos e dos equipamentos públicos disponibilizados para o exercício desses direitos;
Orientar a gestão pública municipal à construção de conselho e órgão municipal de políticas de direitos LGBTQIA.
A professora Rosikeyla Rogério da Escola Estadual João Beltrão Siqueira, destaca que a capacitação prepara para lidar com situações de preconceito, mediação de conflitos e comunicação não violenta. “É na escola que avançamos na mudança que desejamos para a diminuição do bullying entre outros”, concluiu.