O evento marca o início das reuniões técnicas visando a organização para a qualidade dos serviços públicos de saúde de Coruripe
Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Ronaldo Ramos
A Secretaria de Saúde de Coruripe realizou na manhã desta quinta-feira (6) a abertura do Missão: Saúde, políticas públicas e as novas diretrizes. O evento foi realizado no auditório da secretaria e marcou o início das reuniões técnicas, visando a organização para a qualidade dos serviços públicos em saúde de Coruripe. Participaram da abertura coordenadores, diretores, gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das Unidades Especializadas de Saúde (UES).
“Iniciamos as reuniões técnicas do Missão: Saúde, reforçando as políticas públicas e as novas diretrizes, os novos indicadores e apresentando novos membros para a equipe. Profissionais unidos para trabalhar por uma saúde humanizada e levar o melhor atendimento aos cidadãos coruripenses. Planejar sempre, para Coruripe, avançar cada vez mais na qualidade das políticas públicas em saúde”, destacou o secretário de saúde, Maykon Beltrão.
O Missão: Saúde é um instrumento essencial para a definição das políticas e estratégias da saúde que orientarão o trabalho na rede municipal ao longo do ano. É um momento de capacitação, onde toda a equipe se reúne tecnicamente para alinhar as orientações, articulando ações que promovem transformações no bem-estar local.
Durante o encontro, houve a apresentação da (GAPS) Gerência de Ações e Projetos Estratégicos em Saúde, mais um setor que está em processo de formalização, podendo haver mudança na nomenclatura. O projeto de um novo setor surgiu a partir das conversas que aconteceram com as equipes de saúde. Sua missão será ofertar saúde de qualidade para o município, mapeando e otimizando projetos existentes, criando ações que promovam uma melhoria da gestão em saúde.
Finalizando a manhã, aconteceu a reunião técnica - APS do Futuro: tornar real o SUS ideal, uma formação para gerentes das Unidades de Especialidades de Saúde e das Unidades Básicas de Saúde conduzida por George da Rocha, coordenador de Atenção Básica. “O objetivo desse momento é capacitar os gerentes porque eles têm um papel muito importante na efetivação das políticas públicas planejadas na secretaria, as equipes têm o papel de executar, mas os gerentes monitoram a homogeneidade nessa execução, eles auxiliam nesse processo. A formação e a formulação de gerentes nessas unidades iniciadas em 2021 trouxeram um componente muito importante para a atenção básica, que foi a qualidade na atenção aos serviços", explicou George.