Durante o evento, as pessoas que chegassem com 30 garrafas ou mais, tinham direito a fazer a troca dos recicláveis por um brinquedo
Texto: Salmom Lucas|Fotos: Roberto Miranda
A Semana da Criança, promovida pela Prefeitura de Coruripe entre os dias 10 e 12 de outubro, em diferentes localidades no município, conseguiu uma façanha incrível: a coleta de 12 mil garrafas pets em apenas três dias, o equivalente a meia tonelada de plástico reciclável. Um material, que poderia contaminar o meio ambiente, será transformado em renda para os membros da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis São José (Ascamare).
Durante o evento, as pessoas que chegassem com 30 garrafas ou mais, tinham direito a fazer a troca dos recicláveis por um brinquedo. O sucesso da iniciativa foi tanto, que no primeiro dia, no Povoado Conceição, foram 1.060 garrafas, no segundo em Pindorama 4.000 e, no terceiro e último realizado na Praça Castro Azevedo, 6.400.
A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, que fez a doação das garrafas à Ascamare. Segundo José Barrerito, presidente da associação, para recolher o quantitativo que foi apurado em apenas algumas horas nos três dias de evento, os catadores levam, no mínimo, uma semana.
“Achei muito boa a ideia, porque não está ajudando só a associação, está ajudando o meio ambiente e fazendo a limpeza da cidade. Todos juntos fazem a força e eu dou ‘graças a Deus’ por esse saldo positivo, pois o apoio que tivemos por parte da prefeitura não é de se jogar fora não”, destacou José Barrerito, presidente da Ascamare.
De acordo com Rennisy Rodrigues Cruz, consultora na área de resíduos sólidos e educadora ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, a coleta superou as expectativas. “Estávamos pensando inicialmente que seria umas 9 mil garrafas e conseguimos alcançar 12 mil”, festeja.
“A pasta pensou em contribuir de alguma forma com a coleta seletiva e os catadores de materiais recicláveis, inserindo a Ascamare nesse trabalho que íamos desenvolver na Semana da Criança. Então, de que forma a gente podia ajudar tanto para a questão de geração de renda para os catadores, como também a questão ambiental? Era tirando de circulação esses resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente e transformar em brindes para as crianças que estão participando da festa”, explicou Rennisy.
Segundo o prefeito Marcelo Beltrão, o resíduo coletado, provavelmente, poderia parar nos rios e praias de Coruripe, ou até mesmo nas redes de esgoto, provocando transtornos para a população. “Então estamos aproveitamos essa Semana da Criança para trazer também essa consciência ambiental e a Ascamare tem um papel fundamental no município nesse sentindo. É um apoio necessário e com certeza, com a educação voltando à normalidade, vamos ainda mais plantar essa consciência em toda a nossa população”, salientou o prefeito.
A campanha de arrecadação das garrafas pets contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que ajudou na mobilização das crianças nas escolas. O valor apurado com a comercialização das garrafas girará em torno de R$ 600,00, 100% para o caixa da Ascamare.