Setorização de áreas de riscos geológicos é realizada pela CPRM em Coruripe

Foto

Defesa Civil Municipal segue acompanhando o trabalho por diversas localidades 


Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda 

Representantes do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciaram nesta segunda-feira (08), em Coruripe, um trabalho de setorização de áreas de riscos geológicos. A ação, que vem sendo acompanhada pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Ricardo Pacheco, tem como objetivo realizar um levantamento por setor de todas as áreas de riscos geológicos de grau alto e muito alto. 

Gilmar Dias, pesquisador de geociência da CPRM, explicou que o foco deste trabalho em especial é identificar áreas com riscos mais elevados para a população. 

“Os riscos geológicos são denominados: baixo, médio, alto e muito alto. Os riscos baixo e médio são mais fáceis para os municípios resolverem, causando poucos danos ou quase nenhum, já as áreas com níveis altos e muito altos são preocupantes e precisam de intervenções prévias para evitar problemas maiores. Portanto, o nosso foco em Coruripe são essas áreas de riscos alto e muito alto, para que através desse trabalho possamos entregar ao município e aos órgãos competentes a real situação dessas localidades, para que as intervenções possam ser feitas de maneira preventiva”, explicou. 

O também pesquisador de geociência da CPRM, Bruno Elldorf, falou sobre a importância da atualização dos dados. 

“A cidade de Coruripe já possui um trabalho de setorização, porém está desatualizado, foi feito em 2012 e muita coisa mudou de lá para cá, com essa atualização iremos documentar todas as modificações geológicas para que as intervenções nessas localidades venham ser feitas da forma mais precisa possível”, disse. 

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Ricardo Pacheco frisou que a gestão está atenta a tais problemáticas e que já existem alguns projetos de melhoramento dessas áreas, mas a setorização irá contribuir bastante com as ações da prefeitura. 

“A gestão do prefeito Marcelo Beltrão está comprometida com o trabalho nas áreas de risco para dar mais segurança à população. A Defesa Civil Municipal continua atenta às demandas e o trabalho do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) irá somar com os projetos que estamos desenvolvendo para essas localidades”, acrescentou.

 

 

Compartilhe: