Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Sandro Regueira foi recebido pelo secretário de Cultura de Coruripe, Ricardo Curvello

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
No último final de semana, Coruripe recebe o subsecretário do Ministério da Cultura. Na oportunidade, Sandro Regueira foi até o povoado Barreiras, onde teve a oportunidade de conhecer o folguedo popular Baianas Praieiras. O secretário de Cultura de Coruripe, Ricardo Curvello, acompanhou toda a visita.
De acordo com Curvello, a iniciativa surgiu ainda em um encontro que aconteceu em Arapiraca, momento que reuniu gestores culturais de Alagoas para discutir assuntos relacionados ao Ministério da Cultura e a captação de recursos.
“No encontro de Arapiraca fizemos o convite ao subsecretário para conhecer Coruripe e um pouco da nossa cultura. Aproveitamos o momento para tirar várias dúvidas sobre a captação de recursos e conhecer mais sobre as Leis disponíveis para que isso aconteça. Ele foi muito solicito e de pronto aceitou o nosso convite e nos ajudou muito sobre a Lei Paulo Gustavo, que disponibiliza recursos para os municípios desenvolverem ações culturais. Também aproveitamos para levá-lo até o povoado Barreiras, para ele conhecer um dos mais tradicionais folguedos de Coruripe que é o Baianas Praieiras”, explicou Ricardo Curvello.
Sandro Regueira é subsecretário de Gestão de Prestação e Tomadas de Contas do Ministério da Cultura. Ele também ajudou e conheceu o plano de ação do município, voltado ao fomento da cultura local.
“A cultura tem sido uma prioridade do Governo do presidente Lula e a ministra Margareth Menezes tá muito empenhada em ações que possam ajudar a fomentar a cultura popular, como essa beleza que acabamos de ver aqui (apresentação da Baianas Praieiras). Tudo isso na busca de corrigir injustiças que ocorreram durante a Pandemia e a Lei Paulo Gustavo está sendo colocada também com essa prioridade. Sobre tudo, valorizando e apoiando a cultura popular, as nossas raízes e os nossos valores. Estamos no começo e esperamos voltar em breve à Coruripe e com isso colher muitos frutos das parcerias que vão surgir. Todos estão de parabéns por valorizar a cultura popular e as nossas raízes.”, encerrou.
Coruripe foi agraciada graças ao Plano de Ação elaborado pela Secretaria de Cultura e seus técnicos com - R$ 500 mil -, para fomentar e investir na cultura e em suas raízes. A iniciativa vem da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022), que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19.
A Lei prevê o repasse de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem a combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural.




.jpg)