Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023
12:00

Tradição e Fé: Festa de Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atrai centenas de fiéis

Nativos e turistas acompanharam as procissões marítima e terrestre em homenagem ao santo protetor do povo ribeirinho e dos pescadores

Compartilhar:
Tradição e Fé: Festa de Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atrai centenas de fiéis

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida 

A festa em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes no Pontal de Coruripe atraiu centenas de fiéis. O encerramento das festividades em honra ao santo protetor do povo ribeirinho e dos pescadores aconteceu na tarde da última sexta-feira (06). Após a missa, houve a procissão marítima, única de Alagoas em homenagem ao santo e depois a terrestre, realizada no Pontal de Coruripe, reunindo fiéis vindos de vários lugares. 

O prefeito Marcelo Beltrão, a vice-prefeita de Jequiá da Praia e primeira dama de Coruripe, Lili Curvelo, acompanhados de vereadores, secretários municipais e fiéis participaram da tradicional festa que teve início no último dia 02, com uma programação de missas, shows e animações com os ministérios de músicas locais. 

“Participar das festividades em homenagem ao Bom Jesus é sempre muito especial, aproveitamos essa proximidade com a população para conversar, agradecer toda a manifestação de carinho do povo do Pontal, que participa deste momento de comunhão e renovação. Que 2023 seja um ano de muita fartura para os nossos pescadores e um ano muito próspero e abençoado também para todos os coruripenses e alagoanos”, ressaltou o gestor.  

Rosana Soares de 33 anos, relatou acompanhar as festividades desde criança e disse se sentir muito protegida e com as energias renovadas após carregar o andor com as imagens. 

“Acompanho essa festa desde que eu era criança e sou muito devota de Bom Jesus e de outros santos. Venho sempre com meus filhos, irmãos e meu pai. Faço questão de carregar pelo menos um pouco o andor com as imagens, assim me sinto mais protegida e com minhas energias renovadas para dar andamento no ano que acaba de iniciar”, completou.  

Participaram do evento o bispo da Diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, o pároco de Coruripe, Antenor Montenegro e o padre Antônio Maria, que abrilhantou a festa com um show emocionante.

 

Tradição das festividades 

Segundo o historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes do Pontal de Coruripe surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar. 

Após o fato causado por obra da natureza, iniciou-se a veneração ao padroeiro e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo, além da secular imagem da antiga padroeira, esta que, por ser uma antiquíssima relíquia de inestimável valor material, foi roubada, a cerca de seis anos, fatídico episódio que segue como um mistério sem solução.

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.