Vacinação contra H1N1 atinge 90% da meta em Coruripe

Foto

Número é maior do que resultado alcançado em toda estado e em Maceió, mas cuidados devem ser mantidos pela população

 

Texto: Salmon Lucas / Fotos: Roberto Miranda 

O número de casos da gripe H1N1 quase dobrou em Alagoas em 2021, na comparação com 2020. Foram 13 casos registrados esse ano em todo o estado, com uma vítima fatal em Coruripe. Mas apesar do aumento, o município atingiu a meta de vacinação da população. 

A meta do Ministério da Saúde é para que estados e municípios atinjam 90% de vacinas aplicadas. Apesar da fatalidade do óbito em Coruripe, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o município alcançou os 90%, com 19.265 doses aplicadas. 

O número no município supera o que foi alcançado em toda Alagoas (78%) e na capital (76%). “Todas as doses destinadas a Coruripe foram aplicadas no público-alvo. Para 2021, a vacinação já está encerrada. Aguardamos agora o próximo ano para as doses serem distribuídas pelo Governo do Estado, para assim iniciarmos uma nova campanha”, destacou Gilvana Xavier, coordenadora da Vigilância. 

A campanha, que é realizada anualmente, tem como objetivo diminuir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções provocadas pelo vírus do H1N1, especialmente nos grupos de risco, que são crianças de seis meses até cinco anos de idade, profissionais de saúde, gestantes e adultos com mais de 60 anos. 

A população deve ficar atenta aos sintomas do H1N1, que é parecido com os da Covid-19 e de fortes gripes. Dentre os principais indicativos da doença, estão a fadiga e dores no corpo, febre alta, dores do tórax e dificuldade de respirar. Ao sentir os sintomas, é importante o cidadão se dirigir a UPA para investigar a situação e evitar possíveis complicações. 

Além da vacina, que é o meio mais eficaz de se proteger da doença, é importante higienizar com frequência as mãos, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar tocar nas mucosas da boca, olhos e nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar contato próximo com pessoas que estejam com sintomas gripais e usar máscara.

Compartilhe: