Confira as dicas para curtir um verão mais tranquilo e de forma saudável
Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida
Embora o verão seja a época preferida de quem adora sol, calor ou praia, a estação pode facilitar o surgimento de várias doenças, em especial as dermatológicas. Com a chegada das férias e as festividades carnavalescas se aproximando é importante também ficar atento a algumas dicas para evitar problemas de saúde e viver momentos de lazer mais tranquilos.
Para aproveitar este período, a Prefeitura de Coruripe conversou com médicos sobre os cuidados extras com a saúde nesta época do ano. A falta de protetor solar, desidratação causada pela baixa ingestão de líquidos e excesso de exposição ao sol, além da água parada transformada em criadouro de mosquitos foram alguns tópicos abordados pelos especialistas.
A médica da Unidade Básica de Saúde do Centro - Layanna Nascimento -, explica que no verão é comum aumentar o número de pessoas acometidas por diarreias, micoses, resfriados e outras doenças típicas da estação mais quente, todavia, faz um alerta ressaltando que os cuidados necessários para evitar o agravamento.
“É muito comum nessa época do ano as pessoas ficarem mais expostas a radiação solar, terem mais contato com água e areia da praia, passarem mais tempo em aglomeração e comerem alimentos na rua, essas práticas podem contribuir para o aumento de casos de diarreia, bicho de pé, micoses, resfriado, otite e das gastroenterites. É importante prestar atenção nas crianças em relação à exposição solar, ingestão de água e alimentos na rua, evitando sempre os de procedência duvidosa e aparência estranha. Não compartilhar itens pessoais como toalhas e pentes, sempre que tiver contato com água se secar bem, em especial entre os dedos para evitar micoses. As otites são dores e secreção no ouvido, geralmente acontecem pelo tempo que as pessoas passam na água, e precisam de atenção para evitar o agravamento. Já as gastroenterites são casos de diarréia com cólicas abdominais e possíveis vômitos. Esses casos precisam de tratamento médico, é importante o paciente não hesitar em procurar o serviço de saúde o mais breve possível para ser medicado e hidratado”, ressaltou a médica.
Mais atenção com a Saúde das Crianças
É
preciso cautela com as crianças em relação à alimentação, exposição solar e
acidentes. Mães, pais ou responsáveis precisam ficar atentos para evitar
problemas como desidratação, intoxicação alimentar, insolação, micoses etc.
Atitudes como, oferecer regularmente líquido a criança, verificar a
condição dos alimentos antes de ofertar aos pequenos, usar repelentes e filtro
solar podem ajudar a prevenir complicações com as crianças durante o verão.
Casos de dengue, zika e chikungunia aumentam no verão
A estação
mais quente do ano é uma época propícia para ficar em constante alerta em
relação aos casos de dengue, zika e chikungunya. A cada cinco criadouros do
mosquito, quatro estão dentro das residências, o que pode, por outro lado,
tornar esse período uma oportunidade para bloquear a transmissão da dengue, com
a verificação constante dos locais que possam acumular água.
Até mesmo lugares menos acessados ou esquecidos como calhas de chuva, ralos externos, bandejas de ar-condicionado devem ser vistoriados. A recomendação recorrente e sempre válida é tirar todos os recipientes que possam acumular água. Se forem locais que não podem ser descartados, basta ser devidamente vedado ou tratado.
Cuidados com a pele
Com o aumento da exposição solar, as pessoas ficam passíveis a desenvolver alguns problemas de saúde como desidratação, lesões na pele, queimadura solar, entre outros, que podem ser evitados se os cuidados forem redobrados. Com atenção é possível ter um verão tranquilo com muita diversão, alegria e sem esses problemas.
A dermatologista do Centro de Especialidade, Célida Malta, ressaltou que com o aumento da temperatura e os possíveis problemas de pele que surgem no verão, a procura por consultas aumenta bastante, e destacou casos que vem recebendo no consultório.
“É muito importante as pessoas entenderem que o verão exige mais cuidados com a pele, pois ela fica mais exposta a altas temperaturas e sujeita a diversos problemas. Em Coruripe temos recebido casos de pescadores, trabalhadores rurais e pessoas que vivem muito expostas ao sol com lesões na pele, alguns em investigação para câncer de pele. Pelo fato de a cidade ser litorânea os cuidados precisam ser redobrados, evitar o sol no período entre 10h e 16h, prefira sair de manhã cedo ou ao final do dia. Use filtro solar, com no mínimo fator 30, em quantidade que cubra toda a superfície da pele que será exposta ao sol, pelo menos 20 minutos antes da exposição. A reaplicação deve ocorrer a cada duas horas ou antes, se houver suor excessivo ou banho de mar ou piscina. Também é recomendado o uso de chapéus, bonés ou viseiras para proteção do sol”, enfatizou a médica.
É importante também ingerir bastante líquido, como água ou sucos naturais para manter-se hidratado. Procure uma alimentação leve com frutas, legumes e saladas.
Câncer de Pele
O câncer de pele geralmente ocorre nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como, por exemplo, o rosto, pescoço e orelhas.
Alguns sintomas da doença são manchas que coçam, descamam ou sangram. Pintas e sinais que mudam de tamanho, forma ou cor, além de feridas que não cicatrizam também merecem atenção.
A qualquer sintoma ou sinal, procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para realização de uma consulta, diagnóstico e, caso necessário, tratamento.