1º Campeonato Estudantil de Robótica reúne alunos de 10 escolas municipais

Foto

A competição contou com a participação de 100 estudantes

 
Texto:
Anne Rose / Foto: Roberto Miranda

O 1º Campeonato Estudantil de Robótica de Coruripe movimentou a Escola de Educação Básica Cláudio Daniel Gama Amorin nesta terça-feira (25).  O evento promovido pela Secretaria de Educação (Semed) contou com a participação de 10 escolas da rede municipal de ensino e 100 estudantes do 6º ao 9º ano, das escolas Liége Gama Rocha, Gutemberg, Cláudio Daniel, Góes Monteiro, Francisco Amálio, José Wilson, Maria Rocha, São Rafael, Santa Sofia e José de Carvalho.

A competição contou com duas modalidades: Projeto Livre (as equipes apresentaram seus projetos para a bancada e mostraram a importância deles para a comunidade), e o Campeonato de Sumô, com robôs programados que lutaram entre si com o objetivo de empurrar o adversário para fora da arena.

A Escola São Rafael de Bonsucesso foi a grande campeã na modalidade livre e levou um troféu mais um Kit Robótica, em 2º lugar ficou a Escola Gutemberg Breda Neto com a medalha de prata e em 3º com o bronze a Escola Liege Gama Rocha. Na modalidade Sumô a Escola Liege Gama levou a medalha de ouro e a prata ficou com a Escola José Wilson.

O coordenador de robótica da Semed, José da Paz Neto, ressaltou o objetivo da competição. “O nosso 1º Campeonato de Robótica tem como objetivo trazer a realidade da sala de aula trabalhando tecnologia e educação, contribuindo com a educação de excelência do nosso município. A data de hoje é um marco para a educação coruripense, pois através dessa ferramenta pedagógica tão importante que é a robótica educacional, nossos alunos mostraram todo o seu protagonismo, colocando em prática tudo que aprenderam durante o ano em sala de aula”, frisou o coordenador da área.

O aluno de 13 anos da Escola Cláudio Daniel, Rafael Cardoso, falou da preparação para a competição. “Quando comecei a estudar robótica na escola era só um passa tempo, frequentava as aulas por frequentar. Mas, depois passei a ter interesse e gostar das aulas teóricas onde aprendemos sobre as funcionalidades e programação e as práticas, onde montamos os robôs. Estudamos bastante para essa competição e fiquei feliz em participar junto com tantos alunos com o mesmo propósito”, destacou o estudante.

Compartilhe: