Vintes cães e gatos foram levados para a
feira
Texto e Fotos: Anne Rose
A Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com protetoras independentes realizou nesta quinta-feira (17), a 2ª Edição da Feira de Adoção de Animais, que aconteceu na Praça Dr. Castro Azevedo, no Centro da cidade.
O objetivo da Feira é encontrar um novo lar com adoção responsável para cães e gatos encontrados em situação de abandono. A adoção responsável é mais uma forma de proteger os bichinhos e ajudar a desafogar os lares de protetores independentes que cuidam de forma voluntária desses animais.
“Nosso foco é possibilitar que os animais que foram resgatados das ruas em situação de vulnerabilidade, encontrem um lar cheio de amor e cuidado. Essa ação é trabalhada em conjunto com outras atividades de educação ambiental, em especial nas escolas onde levamos palestras que falam sobre a importância da guarda responsável e castração. A feira acontecerá mensalmente com exceção dos meses de dezembro e janeiro, onde trabalharemos forte uma campanha de conscientização para evitar o abandono”, explicou a secretária de Meio Ambiente Luana Spotorno.
A médica veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, Priscilla Lobo falou da importância da participação da população na feira e dos cuidados com esses animais.
“Estamos muito felizes em poder realizar essa 2ª Edição da Feira de Adoção, que é também uma maneira de conscientizar a população em relação a essa temática e a presença da comunidade é importante para que os animais tenham a possibilidade de encontrar um novo lar e recebam os cuidados necessários para manutenção da sua saúde e bem-estar. Alguns animais disponíveis para adoção já estão vacinados e os que ainda não estão nós iremos orientar para que tudo seja feito dentro período correto, bem como também faremos a castração quando o animal estiver na idade certa”, encerrou Priscilla.
O casal Brenda e Ryan olhou atento os animais e logo se apaixonou por Bella, uma gatinha de 3 meses. “Gostamos muito de animais, temos quatro gatas e duas cadelinhas. Duas gatas resgatamos da rua e a outra adotamos e agora a Bella veio para completar o time”, falou sorrindo a nova tutora da gata.
“Acho muito importante a prefeitura realizar essas feiras, pois quem adota aqui além de assinar os termos de compromisso recebe as orientações adequadas sobre os cuidados que devemos ter com os animais e também em relação a guarda responsável, isso fortalece o compromisso de quem pega um animalzinho desses”, concluiu o jovem.
Ao
todo foram 20 animais entre cães e gatos disponibilizados para adoção e 13
ganharam um novo lar. Para adotar, o futuro tutor deve ser maior de idade,
levar um documento pessoal com foto, comprovante de residência e preencher e
assinar um termo de adoção e de responsabilidade. Todos os interessados
receberão orientações sobre o que é ser um guardião responsável, os cuidados
com os animais e sobre abandono e maus-tratos. Quem adota nas feiras recebe
posteriormente a visita dos veterinários da Secretaria de Meio Ambiente que
irão avaliar como o guardião vem cuidando do animalzinho.
Requisitos
para adoção
-
Ser maior de 18 anos;
-
Apresentar documento de identificação e comprovante de residência;
-
Assinar um termo se responsabilizando pelos cuidados com o animal adotado.