Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quarta-feira, 5 de abril de 2023
12:00

Abril Azul: Mês dedicado à conscientização sobre o autismo é marcado por ações da Prefeitura de Coruripe

Palestra Mais Informação Menos Preconceito foi realizada na Escola Cláudio Daniel; Ações nas salas de espera das UBSs também vão ocorrer durante todo o mês

Compartilhar:
Abril Azul: Mês dedicado à conscientização sobre o autismo é marcado por ações da Prefeitura de Coruripe


Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

Em alusão ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Secretaria de Saúde de Coruripe através do Cantinho do Autismo (Espaço da Secretaria voltado ao atendimento do autismo), vem realizando diversas ações, com o foco em levar informações para a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nesta quarta-feira (05), o Cantinho promoveu uma palestra com o tema: Mais Informação Menos Preconceito, ministrada pela fonoaudióloga Taylline Feitosa e pela psicóloga Jacielly Souza. O momento contou com a participação dos alunos de 8º e 9º da Escola Cláudio Daniel e de pais de crianças autistas.  
A coordenadora do Cantinho do Autismo e terapeuta ocupacional Bianca Verçosa, explicou o foco e como as ações estão acontecendo. 

“Estamos realizando essas ações com o objetivo de levar informação à população para tentar reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista. Além da palestra de hoje que foi muito rica, estamos realizando durante todo o mês de abril ações de conscientização nas salas de espera do Laboratório Municipal, Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades”, pontuou a terapeuta.  
Veridiana Lessa é mãe do Nauan que é autista e tem 5 anos, ela considera muito importante momentos como esse para disseminar informações sobre a temática.

“Eu sempre participo de tudo relacionado ao autismo, palestras, encontros e rodas de conversa, para fortalecer o meu conhecimento e poder também aprender as formas para cobrar os direitos que o meu filho enquanto autista. A sociedade precisa avançar muito no que diz respeito ao trato com pessoas com deficiência e é em momentos como esse que o preconceito vai sendo quebrado. Parabéns aos profissionais do Cantinho, que são maravilhosas”, ressaltou a mãe.

A psicóloga e palestrante Jacielly Souza, destacou a relevância dos pontos abordados. “Falamos sobre as formas de inclusão das crianças autistas nos diversos espaços da sociedade, seja na escola, nos espaços de lazer, entre outros. É muito importante a gente trazer essas discussões para a população, independente do mês, porque dia de inclusão é todo dia”, finalizou.

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

No dia 2 de abril de 2007, a ONU criou o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Por isso, o mês é chamado de Abril Azul e procura dar mais visibilidade ao tema do Transtorno do Espectro Autista

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.