Acamados e com dificuldades de locomoção de Coruripe são vacinados em casa

Foto

Programa Melhor em Casa imuniza pacientes contra 23 tipos de pneumonia  

Texto e Fotos: Roberto Miranda 

No Dia Nacional da Saúde, os pacientes de Coruripe conseguem mais uma conquista, graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. A equipe do Programa Melhor em Casa iniciou nesta quinta-feira (05), a vacinação dos pacientes acamados e com alguma dificuldade de locomoção contra tipos de pneumonia.   

De acordo com a coordenadora do Programa, Luana Ferreira, a iniciativa é inédita no município. 

“Estamos realizando mais uma ação dentro do Melhor em Casa, uma vacinação inédita. Os pacientes do Programa estão sendo imunizados com a vacina Pneumocócica 23, que previne contra doenças causadas pela bactéria pneumococos. Estamos trabalhando para prevenir diversas doenças dos pacientes, agindo para melhor atender os coruripenses e proporcionar mais qualidade de vida, tudo isso no conforto de suas casas”, explicou. 

Adilson Souza, 64 anos, paciente com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um dos assistidos do Programa. Nesta quinta, ele também foi imunizado. Seu filho, Marcos André, destaca a importância do Programa no tratamento do seu pai.

“Sempre quando precisamos a equipe vem assistir meu pai. Este Programa é muito importante para todos os coruripenses. E, hoje, o Melhor em Casa veio aplicar a vacina contra a pneumonia em meu pai, mais uma forma de prevenir contra doenças. A gente espera que o Programa cresça a cada dia pelo bem de todos”, destacou o jovem.  

O médico do Melhor em Casa, Angelo Monteiro explica que os pacientes mais debilitados foram apontados após levantamento para tomar a vacina.  

“A equipe do Melhor em Casa fez um levantamento e encontrou pacientes mais debilitados, mais suscetíveis às doenças. Diante disso, verificou-se a necessidade da vacinação contra a pneumonia. O imunizante Pneuno 23 aplicado em nove pacientes nesta quinta, previne contra 23 tipos de bactérias. É o mais indicado para os pacientes que estão dentro do programa. Estamos protegendo pacientes diabéticos, hipertensos, cardiopatas, pacientes com alguma enfermidade com maior probabilidade de adquirir pneumonia”, encerrou Monteiro. 

Melhor em Casa 

O Programa é formado por uma equipe multidisciplinar que acompanha pacientes acamados, domiciliados, com dificuldade de locomoção e, ou encaminhados por hospital. A visita ocorre semanalmente, o que depende da gravidade do paciente. 

A equipe multidisciplinar do Melhor em Casa é composta por: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social e um técnico de enfermagem. Para mais informações sobre o Programa Melhor em Casa, implantado no mês de fevereiro, basta se dirigir à Secretaria de Saúde e procurar a sala do programa. 




 

Compartilhe: