O FIC tem como objetivo estimular o espírito inventivo e colaborativo da educação brasileira
Texto: Anne Rose
Alunos e professores ligados à robótica educacional das escolas de Educação Básica São Rafael e Gutemberg Breda, participaram na semana passada do Festival de Invenção Criativa (FIC), que aconteceu no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió.
Os projetos selecionados para apresentação no primeiro evento fora do município, foram o campeão e vice no 1º Campeonato Municipal de Robótica, realizado em outubro em Coruripe. O FIC reuniu escolas estaduais, federais e as únicas escolas municipais foram as de Coruripe, por conta do desempenho e visibilidade no último campeonato.
O Festival tem como objetivo estimular o espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. Nos encontros, crianças, jovens, seus familiares, educadores e toda a comunidade têm a oportunidade de explorar materiais e tecnologias, participar de atividades e conhecerem o aprendizado estimulante, interessante e significativo.
Para o coordenador da área de robótica educacional do município de Coruripe, Neto Paes, o evento veio para estimular os alunos e mostrar o quão interessante são os projetos desenvolvidos por eles.
“Esse evento foi uma Mostra, não uma competição onde apresentamos dois projetos muito interessantes, a bengala inteligente e o cão guia, ambos criados pelos alunos das escolas participantes do Fic, com foco em tornar mais acessível à vida dos deficientes visuais. O festival é um espaço onde os nossos alunos foram vistos a nível estadual e também nacional, mostrando que, o que eles fazem com a robótica dentro da sala de aula pode melhorar a vida das pessoas, isso me deixa muito orgulhoso”, encerrou o coordenador.