Alunos da rede municipal de ensino apresentam projetos na Feira de Invenção e Criatividade de Coruripe

Foto

A feira tem o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil nas áreas de meio ambiente, tecnologia e empreendedorismo


Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda


A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quarta-feira (28), a 1ª Feira de Invenção e Criatividade de Coruripe (FICC), que aconteceu no ginásio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) Campus Coruripe. O evento reuniu alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II das onze escolas da rede para apresentação de projetos nas áreas de meio ambiente, tecnologia e empreendedorismo juvenil.

O coordenador de Ciências da Semed, Ricardo Costa explicou qual o objetivo da FICC e qual a perspectiva para o próximo ano.

“Essa Feira é resultado da culminância do trabalho realizado nas escolas ao longo do ano. Onde cada unidade escolar realizou uma Feira de Ciências e selecionou o melhor projeto para expor na FICC. O nosso maior objetivo é despertar nos nossos alunos a competência e a capacidade incrível que eles têm, preparando assim o alunado não apenas para o ensino médio ou para seguir uma graduação, mas preparando para a vida”, frisou Ricardo.

A aluna Bruna Vitória, do 8º ano da Escola Liege Gama Rocha, destacou a importância da feira na formação dos estudantes.

“Considero muito importante a realização dessas feiras, pois incentiva os alunos a buscarem novos conhecimentos, a se preparar para enfrentar novos desafios. Outro ponto a destacar é a interação que temos com as pessoas que vêm visitar os stands e a troca de conhecimento que é muito rica e só temos a ganhar com os resultados de todo esse processo”, ressaltou a estudante de 13 anos.
A gerente administrativa e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha, pontuou que ações como essa fortalecem a aprendizagem.

“A Feira celebra as ações finais realizadas ao longo do ano, colocando os alunos no centro do processo de aprendizagem, onde a partir das experiências que eles vivenciaram buscam soluções para resolver problemas da comunidade. Foram 11 escolas participantes e  30 trabalhos expostos, tenho certeza que todos os alunos saíram campeões na aprendizagem”, encerrou Fabiana.

Resultado da Feira

1° Lugar - Sistema de irrigação por gotejamento por gravidade.
Escola São Rafael (Bonsucesso)


2°Lugar - O empreendedorismo na confecção de Balas Maria Rocha.
Escola Maria Rocha (Pindorama)


3° Lugar - Bobona Tesla pesquisa com eletricidade.

Escola Cláudio Daniel (Parte alta)

 

Compartilhe: