153 alunos de seis escolas de
Coruripe estão sendo atendidos nesta primeira etapa
Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida
A Prefeitura de Coruripe aderiu ao programa de desenvolvimento cognitivo para pessoas neurodiversas, o Cognvox, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento social, escolar e profissional dos alunos com deficiência.
O foco é trabalhar nas escolas através da plataforma, com deficientes intelectuais, portadores de síndrome de down, alunos com todo espectro do autismo, transtornos gerais de aprendizagem e específicos como TDAH, dislexia, discalculia e paralisia cerebral.
As atividades do programa começaram a ser desenvolvidas nas seis escolas contempladas esta semana, e os 153 alunos estão realizando as ações da primeira etapa, que consiste na gravação de vídeos para análise dos psicólogos. Nas próximas fases os estudantes desenvolverão as atividades pedagógicas nos tablets do Cognvox.
Aristides Oliveira, coordenador dos assistentes tecnológicos que atuam nas escolas explicou como será o trabalho.
“Iniciamos as atividades da primeira etapa com a gravação de vídeos para que os nossos psicólogos possam avaliar e a partir daí direcionar práticas pedagógicas a serem trabalhadas com esses alunos. O Cognvox vem para somar com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a Educação do município, nós estamos felizes e empenhados para que o programa seja um sucesso em Coruripe”, afirmou o coordenador.
A professora Daiane Rose, da Escola
José de Carvalho Souza em Barreiras, é mãe de um aluno autista que está inserido
no programa, ela falou da expectativa com o início das atividades.
“Sou mãe do Davi de 12 anos, que é autista e tem nível de suporte 1. Hoje ele terá o primeiro contato com o programa, minha família e eu estamos muito felizes por ele ter acesso a essa plataforma que irá contribuir bastante com o desenvolvimento cognitivo dele. Meu filho é muito inteligente, mas também tem algumas limitações e tenho certeza que o Cognvox irá ajudá-lo a desenvolver habilidades para superar as dificuldades”, frisou a mãe.
A coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Coruripe, Elisangela de Castro falou sobre a ampliação no município.
“Gostaria de pontuar em nome da secretária de Educação, Cintya Alves que estamos muito felizes pelo início das atividades do Gognvox em nossa cidade. Nesta primeira etapa seis escolas foram contempladas, a Semed pretende ampliar e levar para todas as outras, para que todos os alunos com deficiência tenham a oportunidade de progredir e desenvolver melhor suas habilidades. Nós pedimos o apoio dos pais, professores, comunidade escolar e a todos para que abracem esse programa, pois inclusão é uma responsabilidade de todos”, finalizou Elisangela.