Programa de atletismo une a educação e a prática na formação de cidadãos
Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
Começou nesta sexta-feira (17) a primeira seletiva do Programa + Atletas nos Eixos Centro e Praias. O projeto une educação à prática esportiva. A primeira escola a receber a equipe do projeto foi a Cláudio Daniel, ocasião que iniciou com a apresentação aos alunos e, em seguida, os testes de aptidão.
“Estamos iniciando nesta sexta o + Atletas pelo Eixo Coruripe, começando a seletiva pela Escola Cláudio Daniel. E na próxima semana iremos visitar outras unidades. Como funciona: realizamos três testes, um de velocidade, salto e arremesso de peso. Dos três, analisamos em qual o aluno mais se destacou e o convidamos para fazer parte do + Atletas”, explicou a atleta olímpica e coordenadora do Programa + Atletas, Bruna Farias.
Roseli Rocha é mãe de Rhyanny Layne de 11 anos, aluna da Escola Cláudio Daniel. Coruja e protetora, veio conhecer o projeto e acompanhar os testes da sua filha.
“Essa iniciativa é sensacional, unir educação é o esporte. Fazer com que nossas crianças pratiquem uma modalidade esportiva, larguem os aparelhos eletrônicos e se dediquem ao esporte. Além disso, as crianças vão cuidar da saúde, fazer novos amigos e interagir. Estou dando total apoio, gostei demais deste projeto e aqui estou, mãe coruja acompanhando bem de perto minha menina. Todos estão de parabéns”, enfatizou.
A coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Rayara Beltrão, pontuou a prática esportiva como sendo a união de vários fatores. “O esporte é essencial na vida dos alunos. Vamos trabalhar a união da educação, o rendimento físico, cognitivo, a parte social, quando eles vão conviver com alunos de outras localidades, além da autoestima. O esporte é isso, a junção de vários fatores em função do bem estar das nossas crianças”, ressaltou.
O aluno Rafael Cardozo é praticante da calistenia (atividade física que usa o peso do próprio corpo na prática de exercícios e que trabalha toda a musculatura). O adolescente ficou muito feliz em participar da seletiva para o projeto de atletismo.
“Estou
muito feliz com este incentivo da prática esportiva na escola. Sou praticante
da calistenia e tem me feito muito bem. Agora sei que vou melhorar muito com o
atletismo, onde sei da sua importância e que vai trazer muitos ganhos para
todos os alunos da rede municipal. E o esporte é muito bom para a mente e o
corpo. Todos estão de parabéns pela inserção do atletismo na nossa vida”,
encerrou.