Atividade é importante para verificar nível de leitura dos estudantes do ensino fundamental
Texto: Salmom Lucas / Foto: Roberto Miranda
Entre os dias 4 e 13 de abril será realizada, nas escolas da rede municipal de ensino de Coruripe, a Avaliação de Fluência em Leitura 2022. A atividade tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes em leitura e textos em português, no início do ensino fundamental.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Programa Escola 10 e norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). Os resultados alcançados permitirão identificar o nível de leitura das crianças, de modo que atividades específicas possam ser implementadas para desenvolver a capacidade dos alunos.
A avaliação será realizada nas escolas, nas salas de aula, de forma individual, com o tempo médio de aplicação em torno de 10 minutos. Os estudantes e responsáveis pelas crianças já foram comunicados pelas escolas sobre o teste e estão sendo preparados.
“A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso
escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se
comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades
em diferentes áreas”, ressaltou Adilenia Luzia, coordenadora da avaliação no
município.
Sobre a avaliação
A Avaliação de Fluência é um instrumento que visa a
colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores. O
processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Centro de
Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de
Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), por meio do aplicativo Caed
Fluência.
Por meio do aplicativo, o professor fará o processo de captação dos áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando avaliar a leitura dos estudantes e indicar em que perfil leitor eles se encontram.
Como etapas para realização do teste, o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras, um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto. Essas etapas são gravadas por um aplicativo próprio no celular e enviadas à contratada para correção e análise. O desempenho de cada aluno é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como Pré-leitor, Iniciante e Fluente.
Ao longo da realização, os gestores, aplicadores e professores têm acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações do teste. Ao fim, os resultados são divulgados e socializados junto a rede estadual e, por adesão, da rede municipal, realizando assim discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados, como também acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos alunos da rede no seu processo de alfabetização.