Avaliação de Fluência em Leitura 2022 será aplicada em Coruripe

Atividade é importante para verificar nível de leitura dos estudantes do ensino fundamental
Texto: Salmom Lucas / Foto: Roberto Miranda
Entre os dias 4 e 13 de abril será realizada, nas escolas da rede municipal de ensino de Coruripe, a Avaliação de Fluência em Leitura 2022. A atividade tem como objetivo verificar o desempenho dos estudantes em leitura e textos em português, no início do ensino fundamental.
A ação é promovida pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Programa Escola 10 e norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). Os resultados alcançados permitirão identificar o nível de leitura das crianças, de modo que atividades específicas possam ser implementadas para desenvolver a capacidade dos alunos.
A avaliação será realizada nas escolas, nas salas de aula, de forma individual, com o tempo médio de aplicação em torno de 10 minutos. Os estudantes e responsáveis pelas crianças já foram comunicados pelas escolas sobre o teste e estão sendo preparados.
“A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas”, ressaltou Adilenia Luzia, coordenadora da avaliação no município.
Sobre a avaliação
A Avaliação de Fluência é um instrumento que visa a colaborar para a alfabetização dos estudantes e para a formação de leitores. O processo de aplicação utiliza uma metodologia desenvolvida pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais (MG), por meio do aplicativo Caed Fluência.
Por meio do aplicativo, o professor fará o processo de captação dos áudios dos estudantes no momento da aplicação da fluência, visando avaliar a leitura dos estudantes e indicar em que perfil leitor eles se encontram.
Como etapas para realização do teste, o aluno realiza a leitura de um conjunto de palavras e outro de pseudopalavras, um texto narrativo e perguntas sobre compreensão de texto. Essas etapas são gravadas por um aplicativo próprio no celular e enviadas à contratada para correção e análise. O desempenho de cada aluno é analisado e subsidia a construção e classificação por perfis leitores como Pré-leitor, Iniciante e Fluente.
Ao longo da realização, os gestores, aplicadores e professores têm acesso a uma plataforma de monitoramento na qual são registradas todas as informações do teste. Ao fim, os resultados são divulgados e socializados junto a rede estadual e, por adesão, da rede municipal, realizando assim discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados, como também acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos alunos da rede no seu processo de alfabetização.
Notícias relacionadas

Rede Municipal de Coruripe finaliza ciclo de preparação e entra em contagem regressiva para o SAEB 2025
Avaliações, gincanas e formações marcaram o ano letivo e fortaleceram o aprendizado dos estudantes que se preparam para as provas..jpeg)
Prefeitura de Coruripe presenteia alunos da Educação Infantil ao 5º ano com kits de livros infantis
Projeto “Meu Livro, Meu Presente” promove o incentivo à leitura em crianças de 4 a 10 anos e reforça compromisso com a leitura e a alfabetização
Coruripe recebe visita da Secretária de Estado da Primeira Infância durante a Semana do Bebê
A secretária foi recebida pelo prefeito Marcelo Beltrão. Durante a visita, Caroline conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município em uma das creches do programa CRIA.
Final do Concurso de Merendeiras terá representante de Coruripe com prato que une tradição e inovação
Merendeiras qualificadas e valorizadas, transformando a merenda escolar em referência estadual.