Avaliação IAB: Corpo técnico da Educação de Coruripe discute resultados do ano letivo 2022

Foto

Diagnóstico realizado pelo Instituto Alfa e Beto será usado para traçar metas 2023

 

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Roberto Miranda 

Durante toda esta semana, o corpo técnico da educação de Coruripe vai passar por uma série de capacitações realizadas pelo Instituto Alfa e Beto (IAB). Além da entrega dos kits do IAB para a educação infantil, também foi apresentado o resultado do ‘Avalia Coruripe 2022’, realizado em parceria com o Instituto. 

A avaliação diagnóstica realizada no ano passado envolveu todas as escolas da rede municipal, dos ensinos fundamental 1 e 2, com o objetivo de detectar os impactos da pandemia. 

“Em 2022 o município de Coruripe contratou o Instituto Alfa e Beto para avaliar e traçar um diagnóstico do ensino pós pandemia. O Avalia Coruripe foi realizado em duas etapas, sendo a primeira com todos os alunos e escolas. No segundo momento, duas escolas por eixo, ou seja, Praias, Centro e Pindorama, somando seis. A partir das avaliações, foi traçado um diagnóstico e nesta segunda-feira (10), discutimos os seus resultados com toda a equipe técnica da Educação”, explicou a gerente Técnica e Pedagógica da Semed, Fabiana Rocha. 

Com os resultados, é possível traçar metas. “Com o diagnóstico podemos planejar, replanejar e pautar as ações curriculares. Possuímos um referenciamento curricular, porém, nos últimos dois anos tivemos que flexibilizar para atingir diretamente as dificuldades de aprendizagem. E foi através do primeiro diagnóstico que detectamos onde deveríamos investir mais. Com o diagnóstico, ganhamos tempo nas estratégias de onde precisamos melhorar”, acrescentou. 

A gestora da Escola Maria Rocha, Rosineide Amélia, colocou o diagnóstico como uma ferramenta de contribuição na elaboração de metas. “O diagnóstico é de fundamental importância para que possamos traçar metas, planejar ações para aprimorar o ensino em toda a rede do município. Então, a avaliação anual do Instituto Alfa e Beto é de grande contribuição para detectar o que devemos trabalhar mais e os avanços que alcançamos. E hoje estamos aqui para debater com todo o corpo técnico da Educação e do IAB avaliação de 2022”, pontuou. 

O coordenador e professor do Instituto Alfa e Beto, Fábio Juvenal, esteve presente na reunião que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação, com o intuito de apresentar os resultados das avaliações. 

“Realizamos dois testes diagnósticos em 2022, um no início do ano letivo e outro ao término, e hoje estamos em Coruripe para mostrar os resultados. Isso nos mostra que Coruripe conseguiu fazer uma educação de qualidade, alcançar a meta de alfabetizar o aluno na idade e série certa. Hoje Coruripe possui 80% dos alunos alfabetizados e com esses dados, a Secretaria de Educação de Coruripe pode elaborar planos de trabalho para a rede de ensino. Então, o diagnóstico é importante para focar nas metas de 2023 através dos dados apresentados.  Desta forma, a Semed vai continuar trabalhando para se manter entre as melhores do Brasil”, encerrou.

Compartilhe: