Capacita Coruripe: Professores participam de formação em ABA, Educação Inclusiva e Competências Socioemocionais

Foto

Programa tem como objetivo qualificar os servidores da educação com palestras e oficinas com foco no ensino-aprendizagem

 

Texto: Anne Rose / Fotos: Anne Rose e Dean Almeida 

A Secretaria de Educação de Coruripe realizou nos dias 16 e 17 de março mais uma edição do Programa Capacita Coruripe, que foi lançado pela prefeitura no ano passado, com o objetivo de capacitar os servidores da educação com palestras e oficinas para fortalecer o ensino-aprendizagem. As formações desta edição aconteceram simultaneamente no auditório da Secretaria de Educação e no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal - Campus Coruripe). 

Cerca de 900 professores da educação infantil (fundamental 1 e 2) participaram da formação sobre Competências Socioemocionais e 120 profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Auxiliares de Vida Escolar (AVE) das formações de Educação Inclusiva e do Curso de Análise do Comportamento Aplicada para o Autismo – ABA. Esse último, realizado pela primeira vez no município exclusivo para professores. 

A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, falou da importância de fortalecer a educação através das formações e em especial capacitar os profissionais da educação inclusiva, que atuam diariamente com alunos com deficiência. 

“Buscar o fortalecimento da educação inclusiva é lutar para garantir que todas as crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência tenham acesso irrestrito e facilitado à escola regular. É essencial que esses alunos possam integrar-se socialmente, além de desenvolver plenamente as competências e habilidades que são necessárias para a sua formação. Desta forma, o município de Coruripe, através da gestão do prefeito Marcelo tem buscado investir em todas as áreas da educação, em infraestrutura, equipamentos e, em especial, nas formações para toda a rede de ensino. Buscamos também fortalecer a educação inclusiva, através de novas ferramentas como o curso ABA e também de tecnologias que contribuam para o desenvolvimento dos nossos alunos”, destacou. 

De acordo com a coordenadora da Educação Especial da Semed, Elisangela de Castro, é a primeira vez no município que os profissionais da educação recebem o curso ABA, uma importante ferramenta que prepara para o trabalho em análise de comportamento aplicado nas salas de aula. 

“Estamos muito felizes em proporcionar aos nossos profissionais pela primeira vez o curso de Análise do Comportamento Aplicada para o Autismo – ABA. O curso tem como objetivo levar o professor a observar, analisar e explicar a relação que existe entre comportamento, ambiente e aprendizagem, fortalecendo assim o desempenho do mesmo dentro da sala de aula. Tudo isso só está sendo possível através do olhar diferenciado para a educação inclusiva e do comprometimento da secretária Cyntia Alves e do prefeito Marcelo Beltrão, que não têm medido esforços para estimular o desenvolvimento de nossa educação como um todo”, explicou. 

O psicólogo Wenedes Santana ministrou a formação sobre Educação Inclusiva e destacou os pontos abordados. “Nosso objetivo é preconizar e favorecer um olhar mais acolhedor às crianças que possuem necessidade educacional especial. Abordamos também dentro da formação pontos importantes sobre transtornos do neurodesenvolvimento, autismo, TDAH, déficit intelectual, transtorno opositor desafiador, tudo com isso com foco em despertar nos professores uma postura com mais empatia para que assim o processo educacional seja mais eficaz”, pontuou. 

A professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Josélia Santos, ministra aulas na Escola Nossa Senhora do Monte Serrat, no Miaí de Baixo e destacou como fundamental a formação para fortalecer o desempenho dos profissionais que atuam com educação inclusiva. 

“Estou muito contente em participar dessa formação que é essencial para fortalecer o conhecimento dos profissionais da área de Educação Inclusiva. Tenho certeza que todos os conhecimentos adquiridos aqui, farão a diferença na sala de aula e através deles conseguiremos ajudar os nossos alunos a se desenvolverem ainda mais”, pontuou a educadora. 

Segundo o psicólogo e sócio da empresa Learning Set, Henrique Jônata, a iniciativa da gestão em trazer formações na área da educação inclusiva amplia o leque de competências dos profissionais e promove a aplicação de práticas direcionadas em sala de aula.   

“As formações têm como foco expandir as competências desses profissionais, trazendo ferramentas atuais e técnicas especializadas, para que consigam fazer intervenções eficazes com essas crianças que apresentam alguma necessidade específica, e também para que possam contribuir com as famílias, promovendo assim um ganho pedagógico excepcional”, encerrou.

Compartilhe: