Capacita Coruripe: Semed realiza capacitação do programa Alfa e Beto para professores da rede municipal de ensino

Foto

Professores dos 1º e 2º anos da educação infantil participam da formação até a próxima sexta

 

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre 

Dando continuidade às ações do Programa Capacita Coruripe, a Secretaria de Educação (Semed) promove mais uma capacitação, que teve início nesta segunda-feira (04). A formação acontece no Centro Estadual de Educação Maria Alice Beltrão Siqueira e vai até a próxima sexta-feira (04). 

A formação ministrada por coordenadores do Instituto Alfa e Beto (IAB), é direcionada para os 78 professores dos 1° e 2° anos da educação infantil, e tem como objetivo tornar mais eficaz a alfabetização dos alunos através do método fónico e de estratégias lúdicas de ensino. 

A gerente técnica e pedagógica da Semed, Fabiana Rocha, destacou a importância do programa para a educação de Coruripe e relembrou os resultados que o município alcançou quando os métodos do IAB foram implantados, ainda na época em que o prefeito Marcelo Beltrão foi secretário de Educação. 

“Esse é um momento histórico para a Educação de Coruripe, estamos implantando o método fónico através do IAB, um programa que já tinha sido utilizado no município na gestão do prefeito Marcelo Beltrão, enquanto secretário de Educação, onde trouxe resultados muito positivos para os alunos em processo de alfabetização. Essa metodologia é diferenciada e facilita a aprendizagem da leitura e da escrita das crianças, estamos muito contentes e otimistas por saber que a educação vem avançando a cada dia com a implantação de políticas públicas eficazes, voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem”, frisou. 

O método fônico, também chamado de método fonético, é um método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, começando com as letras mais simples (vogais) e caminhando até as mais complexas (consoantes) para, depois, utilizá-las para formar sílabas e palavras. 

A professora da Escola de Educação Básica Santa Sofia, Maria Carmélia disse que é apaixonada pela metodologia do IAB desde que trabalhou com ela anteriormente, e que está contente pela gestão do prefeito Marcelo Beltrão aderir mais uma vez ao programa.

“Sou professora há quase 24 anos e já trabalhei com os métodos do Alfa e Beto quando o prefeito Marcelo Beltrão foi secretário de Educação, me apaixonei pela metodologia, pela eficácia e rapidez com que ela contribui para a alfabetização dos alunos. Estou muito feliz pela atual gestão aderir ao programa, tenho certeza que será muito positivo, principalmente para ajudar a recuperar a aprendizagem perdida pelo afastamento dos alunos das salas de aula devido a pandemia da Covid-19”, afirmou. 

O coordenador do Instituto Alfa e Beto, Fábio Juvenal da Silva começou seu discurso citando um trecho do hino de Coruripe, frisando que o município é um exemplo não só a nível nacional. 

“Gostaria de começar citando esse trecho do hino de Coruripe, que se encaixa perfeitamente com os resultados que a educação vem alcançando, “A minha terra encanta o mundo inteiro”! Coruripe encanta e se destaca não só pelas belezas naturais. Mas, principalmente pelo comprometimento de como as políticas públicas são trabalhadas. Estamos muito felizes em poder contribuir através do IAB com o desenvolvimento da educação, e que juntos possamos avançar mais e mais com a educação pública do município”, encerrou. 

 

Sobre o Programa Alfa e Beto e os materiais disponibilizados 

O programa faz parte de uma iniciativa federal, cujo intuito vai além da entrega dos materiais, pois tem o objetivo de introduzir os alunos no universo das letras de uma forma que eles compreendam bem o uso dos fonemas. Através do programa os professores podem elaborar as aulas com o uso de fantoches, cartelas e cartazes contendo as letras do alfabeto, todas ilustradas, manual da consciência fonêmica, dentre outros materiais importantes no desenvolvimento da leitura.

 

Compartilhe: