Capacitações: Semed Coruripe segue com o plano de segurança nas escolas

Foto

 Formação sobre segurança patrimonial ficou a cargo da empresa Learning Set

 

Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida 

Prosseguindo com os investimentos em segurança escolar, a Secretaria de Educação de Coruripe realizou neste sábado (29), mais um ciclo de capacitações. A formação que ocorreu no auditório do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe, ficou a cargo da empresa Learning Set e trabalhou com vigias, auxiliares de disciplina, porteiros, motoristas e monitores de ônibus. Além dos gestores das unidades de ensino.   

A secretária de Educação, Cintya Alves, garantiu que as capacitações voltadas à segurança nas escolas serão uma constante, fazendo parte do calendário de formações continuadas. “Estamos seguindo também uma determinação do prefeito Marcelo Beltrão, que não devemos poupar esforços e investimentos no quesito segurança. A partir de agora as formações serão uma constante, tanto envolvendo o poder público, como as forças policiais e a iniciativa privada. Para dar mais segurança aos nossos alunos e aos servidores, estamos investindo alto. E não vão parar”, garantiu. 

Nesta segunda etapa de capacitações, os participantes conheceram mais sobre normas e procedimentos de segurança patrimonial escolar. Os tópicos e carga horária foram: 

Qualidade de atendimento ao público (2h); Apresentação pessoal e postura operacional (2h); Percepção de riscos em segurança patrimonial (4h); Procedimentos básicos do controle de acesso (4h); Comunicação de segurança preventiva (2h); Pronta resposta operacional (2h); Plano de chamada e protocolos de segurança (2h); Performance operacional (2h). 

“Hoje os participantes estão conhecendo sobre prevenção. E o foco da minha palestra de hoje é sobre o que vem acontecendo no Brasil, em que envolve armas de fogo e armas brancas. Estamos mostrando que a prevenção começa no controle de acesso às escolas, na observação das pessoas que transitam nas escolas, com os pais em casa, tudo para que possamos identificar comportamentos diferentes ao ambiente escolar. Este dia de hoje está sendo muito rico com a troca de experiências entre os servidores e as suas percepções para identificar uma anormalidade”, ressaltou o especialista em Segurança e Inteligência, o palestrante deste sábado (29), Alexandre Moreira. 

 A monitora escolar da Escola Maria Rocha, na Pindorama, Gyulia Oliveira, afirmou que as capacitações são muito importantes, momento em que contribuem para que todos possam aprender a lidar com possíveis ocorrências. 

“As capacitações estão sendo muito importantes para que possamos estar preparados para situações que possam ocorrer. Isso também serve para tranquilizar os pais, ao entregar seus filhos ao ambiente escolar, diante da preparação que estamos passando e dos investimentos em segurança que a prefeitura vem fazendo. Só tenho a agradecer a Prefeitura de Coruripe pelas capacitações e os investimentos”, encerrou.

Compartilhe: