Além da entrega, será feita ainda inscrição e renovação da carteira do artesão para quem ainda não realizou
Texto: Salmom Lucas|Fotos: Arquivo
Na próxima terça-feira (26) serão entregues 250 unidades da Carteira Nacional do Artesão aos artesãos de Coruripe. A solenidade, promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Turismo (Sedetur) em parceria com a Prefeitura de Coruripe, irá acontecer no Mirante do Farol do Pontal de Coruripe, a partir das 14h.
As carteiras são as primeiras emitidas após mais de dois anos de pandemia e garantem uma série de benefícios previstos no Programa Alagoas Feito à Mão, da Sedetur.
Ao todo são 13 benefícios, tais como isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas, contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo, visita de censo e curadoria para mapeamento dos artesãos, recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação do programa Alagoas Feita à Mão, acesso a linha de crédito especial da Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), capacitações, editais de seleção para feiras locais e nacionais, entre outros.
“Além das vantagens, a carteira fornece dados atualizados referentes ao artesão, importantes para planejamento de ações para o fortalecimento do trabalho artesanal em Alagoas e, consequentemente, em Coruripe”, destacou Gastão Lessa, secretário municipal de Indústria e Comércio.
Cadastro e renovação
No mesmo dia, das 8h às 12h, será feito novas inscrições e renovação da carteira do artesão também no Mirante do Farol.
Para emitir, o artesão deverá levar amostras da sua produção, comprovante de residência, RG, CPF e uma foto do tamanho 3x4. Para renovação, além da documentação, é necessário ainda levar a carteira antiga.