A plataforma atende 165 alunos com deficiência da rede municipal de ensino
Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida
A Secretaria de Educação de Coruripe implantou em fevereiro deste ano o Programa Cognvox, para atender estudantes com deficiência. Esta semana, a secretária de Educação Cintya Alves, se reuniu com os representantes do Cognvox e equipe técnica da Semed, para avaliarem os primeiros resultados do programa.
A plataforma viabiliza atendimento psicopedagógico através de um método científico para emissão de parecer sobre o desenvolvimento cognitivo. Além disso, detecta limitações e, sobretudo, potencialidades de pessoas com déficits cognitivos, com vista a realizar o empoderamento, independência e autonomia dos alunos atendidos.
“Esse momento é muito importante para que possamos avaliar os primeiros resultados do programa na prática e perceber os avanços que estão sendo conquistados nas salas de recursos. O Cognvox une a escola com a família para que juntos possamos contribuir diretamente com o desenvolvimento das crianças com deficiência e oportunizá-las a ter um futuro brilhante, como qualquer outra criança”, destacou a secretária.
O CEO da Cognvox, Carlos Moreira, falou sobre os primeiros resultados e os benefícios para os alunos participantes.
“Estamos atendendo a cerca de 45 dias os 165 alunos das seis escolas contempladas com a plataforma neste primeiro momento. Já gravamos vídeos avaliativos com 75% desses estudantes e 30% dos pais já passaram por tele consultas com os nossos psicólogos, o que fortalece os resultados, pois a participação da família é essencial neste processo. Nossa expectativa para os próximos meses são as melhores. Coruripe está de parabéns por implantar o Cognvox na rede de ensino, que é uma política pública muito importante para auxiliar no desenvolvimento das pessoas neuro diversas e com deficiência”, destacou.
O
programa vem sendo trabalhado nesta primeira etapa nas escolas Liege Gama
Rocha, José de Carvalho Souza, Maria Rocha, General Góes Monteiro, Santa Sofia
e Cláudio Daniel.