A plataforma beneficia 153 alunos de seis escolas do município
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira (23), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) uma reunião com os pais dos mais de 150 alunos da educação inclusiva, atendidos pelo Programa Cognvox. O momento teve como objetivo apresentar o funcionamento da plataforma aos pais e direcioná-los em relação ao acompanhamento das atividades.
O evento contou com a apresentação do programa, realizada pelo CEO da Cognvox, Carlos Moreira e com uma palestra com o tema: Muito prazer, eu existo, com a professora e diretora científica da Cognvox, Fabiana Wandeley. A discussão girou em torno do conceito de neurodiversidade e de como os pais podem contribuir para o desenvolvimento das crianças neurodiversas.
“Nosso objetivo com a criação desse método científico foi trazer a família para perto da escola, para que essa soma possa contribuir na aprendizagem. Em nossos encontros sempre pedimos aos pais que nos ajudem a ajudar seus filhos, pois as ações precisam ser trabalhadas em conjunto”, salientou Fabiana Wanderley.
O prefeito Marcelo Beltrão prestigiou o evento ao lado da secretária de Educação, Cintya Alves e falou com alegria das oportunidades que serão geradas a partir das novas práticas implantadas.
“Estamos muito felizes em poder de fato desenvolver a educação inclusiva no município, com investimentos em capacitações e plataformas tecnológicas que irão levar equidade para sala de aula e dar oportunidade a todos. A educação é a única ferramenta que nivela todas as classes sociais e é através dela que nossa gestão tem buscado fomentar o desenvolvimento do nosso município”, ressaltou o gestor.
A secretária de Educação, Cintya Alves, destacou a importância dos investimentos para o fortalecimento da área.
“O município está capacitando todos os profissionais que trabalham com crianças com deficiência, para que eles estejam preparados para ajudá-las a desenvolver as habilidades pedagógicas que elas realmente necessitam. O Cognvox é uma ferramenta fundamental nesse processo, pois é fundamental olhar para nossas crianças, independente de deficiência e enxergar um ser humano com potencial. É essencial que a escola, família e a sociedade andem de mãos dadas em prol do desenvolvimento de cada uma delas”, pontuou.
Daiane Rose, mãe do aluno Davi da Escola José de Carvalho Souza, em Barreiras, considera muito positiva a proposta do Cognvox de unir pais, escola e a plataforma.
“Esse momento é muito importante para nós, pois só através da união de todos os envolvidos no processo de aprendizagem dessas crianças é que vamos conseguir alcançar bons resultados. O programa Cognvox veio para somar e nos dar um norte em relação às práticas pedagógicas que devem ser trabalhadas, em especial em casa. Estou muito feliz, por perceber que meu filho está amando participar das atividades e que isso trará bons frutos para o desenvolvimento dele. Parabéns ao prefeito Marcelo e a secretária Cintya pela sensibilidade de buscar fortalecer as ações de educação inclusiva no município”, completou a mãe.
O CEO
da Cognvox, Carlos Moreira, explicou como o programa vem sendo trabalhado nas
escolas e reforçou a importância da participação da família. “Para nós da
Cognvox hoje é um muito importante, pois é o nosso primeiro contato com as
famílias das crianças atendidas pelo programa nas escolas de Coruripe. É
fundamental a participação da família nesse processo, sem o envolvimento dos
familiares o resultado é muito menor”, encerrou.