Palestra com especialista e relatos de boas práticas estavam na programação do evento
Texto: Leila Cristhina Fotos: João Alexandre
Com o tema “Caminhos para a Recomposição da Aprendizagem com Foco na Matemática” aconteceu na tarde da última sexta-feira (04), o 2º Workshop do Pacto pela Educação. Profissionais e estudantes da rede municipal de educação participaram do evento que aconteceu no Instituto Federal de Alagoas (Campus Coruripe).
A ação realizada pela Secretaria de Educação de Coruripe teve por objetivo promover uma troca de ideias entre as escolas da rede, que estão socializando práticas que contribuíram para a recomposição da aprendizagem em Matemática, durante o primeiro semestre do ano.
“Nós enquanto secretaria com a equipe de coordenação de Matemática sentimos a necessidade de promover um momento de socialização de práticas exitosas da nossa rede, como forma de amenizar as dificuldades enfrentadas pelos alunos no período pós-pandemia. A partir dos indicadores dos 1º e 2º bimestres, verificamos, por meio dos diagnósticos aplicados com o recurso L@b Educa, que os alunos do Ensino Fundamental II apresentavam uma acentuada dificuldade em assimilar as habilidades de Matemática”, explicou a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves.
Importante observar que o município passa por contexto educacional pós-pandêmico, de modo que muitas habilidades que seriam básicas para o Ensino Fundamental II não foram assimiladas devido às dificuldades que se configuraram em 2020 e 2021 com as aulas remotas.
Conforme estudiosos da Educação, o saldo negativo da pandemia, relacionado à aprendizagem, será revisto em torno de 5 anos. Porém, a Secretaria Municipal de Educação de Coruripe entende que a recomposição necessita ser feita o quanto antes, a fim de que essa realidade seja modificada, para que os alunos concluam o Ensino Fundamental II aptos a enfrentar o Ensino Médio.
Dentro da programação do workshop, aconteceu no auditório Professora Elizette de Jesus Santos, uma palestra com a mestre em Educação, Lorena Andrade Matos, abordando o tema “Caminhos para a Recomposição da Aprendizagem com Foco na Matemática”.
Em seguida, aconteceu um momento interativo com os alunos por meio do podcast: Matemática que Transforma, comandado pelo coordenador de Matemática, Ramon Douglas com participação dos alunos Débora de Oliveira 9º ano, Rafael Cardoso 8º ano e Davi Pereira 8ºano, respondendo aos estudantes sobre suas vivências com o tema.
“Ao longo da tarde tivemos uma ativa oportunidade de experimentar atividades práticas e dinâmicas que visavam demonstrar a aplicação da matemática de uma forma lúdica. A abordagem do Wokshop foi focada em tornar o aprendizado da matemática mais acessível e divertida, buscando quebrar o estigma de que a disciplina é difícil e desinteressante. Agora nesse podcast alunos destaques responderam como a matemática está sendo para eles dentro das suas experiências com a matéria”, pontuou o coordenador.
Durante o Podcast foi oficialmente lançada I Olimpíada Municipal Aprende mais Matemática Coruripe, 100% isonômica. A primeira fase começa em setembro e a segunda fase em outubro. Serão trabalhadas situações problemas do cotidiano do aluno e do que ele sentiu dificuldade em assimilar na grade curricular.
Depois
dos relatos exitosos com uma forte salva de palmas professores de matemática
foram convidados a receber uma certificação como forma de reconhecimento pela
maestria com que vem se dedicando a promover o aprendizado. O esforço tem
produzido bons resultados e vem proporcionando aos filhos de Coruripe e aos dos
que aqui chegam incentivo a enxergarem a disciplina de Matemática com outro
olhar, a terem gosto pelo aprendizado dos conteúdos.