Coruripe abre turma do Programa de Iniciação Científica para alunos da rede municipal

Foto

Até ano passado os estudantes precisavam se deslocar para Maceió uma vez por semana para ter acesso às aulas 

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre

Coruripe deu um passo importante para o desenvolvimento educacional e científico dos seus jovens, e agora conta pela primeira vez, com a abertura de uma turma do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O programa, que já era oferecido na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), agora chega diretamente ao município, atendendo aos alunos da rede municipal de ensino.

O PIC, criado com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de adentrar no universo da Matemática de maneira mais profunda, visa ampliar o conhecimento científico e preparar os jovens para um futuro acadêmico e profissional. Além de contribuir para o desenvolvimento intelectual dos alunos, o programa também os motiva a escolherem carreiras científicas e tecnológicas.

O coordenador de Matemática da Secretaria de Educação de Coruripe, Ramon Douglas, destacou a relevância dessa iniciativa. "A abertura dessa turma é um marco para a educação de Coruripe. Isso é o reflexo do empenho e dedicação dos nossos alunos, que vêm se destacando a cada ano na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), inclusive com medalhas de ouro. E também pelo compromisso da nossa secretária de Educação, Cintya Alves, e do prefeito Marcelo Beltrão, por não medirem esforços para fazer uma educação pública de qualidade no município". Ramon ressaltou ainda que, até o ano passado, os alunos de Coruripe precisavam se deslocar para Maceió, onde frequentavam as aulas do PIC na UFAL aos sábados. Agora, com o programa sendo ofertado diretamente na cidade, mais alunos terão a chance de aprofundar seus conhecimentos na área da Matemática, sem precisar se deslocar para a capital.

O professor Anderson Lima, da Universidade Federal de Alagoas, é coordenador do Programa de Iniciação Científica - AL e ressalta o empenho da gestão em promover uma educação de excelência para os alunos da rede.

"A criação desse polo é um reflexo do esforço da gestão municipal, que, há anos, tem viabilizado o transporte de alunos para treinamentos em Maceió, garantindo-lhes acesso a oportunidades de aprendizado que contribuem para seu crescimento acadêmico, profissional e como cidadãos. O PIC oferece aos alunos acesso a atividades presenciais e virtuais, com acompanhamento de professores qualificados. Além disso, os medalhistas têm a oportunidade de participar do Programa Mentores OBMEP, aprofundando seus conhecimentos com conteúdos avançados de Matemática. Essa iniciativa posiciona Coruripe como uma cidade que caminha em direção à excelência educacional, proporcionando aos jovens locais a oportunidade de uma formação de alto nível", frisou ele.

A aluna Milena faz parte da turma dos 15 estudantes que integram o grupo de estudos, onde terão aulas presenciais e on-line aos sábados até novembro deste ano, na Escola Liege Gama. "Meu sonho é ser engenheira e vejo o Programa de Iniciação Científica como uma ferramenta para realizar esse grande sonho, me possibilitando ingressar na universidade", pontuou a estudante.

Motivação e Desafios

A chegada do PIC a Coruripe traz também um novo desafio: incentivar e preparar os alunos para a resolução de problemas matemáticos mais complexos e o estudo aprofundado de temas que, muitas vezes, são vistos de forma mais superficial nas escolas regulares. O programa irá despertar, ainda mais, o gosto pela Matemática e pela ciência em geral, além de ampliar a visão dos jovens sobre possíveis carreiras em áreas científicas e tecnológicas.

A turma, que teve início no último sábado, dia 5 de abril, seguirá até 16 de novembro e representa um marco significativo para o município, reforçando o compromisso da gestão municipal com a educação e o desenvolvimento científico dos seus alunos.

Compartilhe: