Os dados são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo INEP
Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Arquivo Secom
Não é novidade que práticas assertivas da gestão municipal têm levado Coruripe a alcançar excelência na educação, desta vez não foi diferente, o município conquistou a segunda posição com o melhor nível de alfabetização infantil dos 102 municípios alagoanos, e sua rede se destaca com 94,1% das crianças coruripenses alfabetizadas, percentuais nunca atingidos.
Enquanto a média Nacional de alfabetização em 2023 foi 56%, Coruripe se destaca com 94,1%. Os números são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado no final de maio, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com as avaliações aplicadas em cada estado foi verificado o nível de proficiência e os cumprimentos das metas estabelecidas para 80% dos alunos alfabetizados até 2030, porém Coruripe tem que manter uma média de 80% por ano, tendo em vista que já ultrapassou a meta com 94,1% de crianças alfabetizadas.
Outra métrica importante para mensurar a educação foi a avaliação dos Resultados alcançados pela avaliação do estado pelo Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (SAVEAL).
Conheça as ações voltadas à formação de estudantes e profissionais para que Coruripe chegasse a esse patamar na Educação municipal: Implementação dos cantinhos de leitura; investimento na aquisição de material pedagógico literário para as escolas; aquisição de material didático complementar para todas as etapas de ensino, incluindo a pré escola e os anos iniciais do ensino fundamental.
A parceria e assessoria com o programa Alfa e Beto, que estimula por meio da exploração dos materiais pedagógicos disponíveis a aquisição da leitura pelo recurso do método fônico de aprendizagem; reforço escolar e atendimento aos estudantes com assistentes do programa Tempo de Aprender.
Além da realização de atividades lúdicas de incentivo à leitura como as maratonas de leitura e treino de velocidade de leitura, incentivados pelo programa Criança Alfabetizada por meio da realização dos testes de fluência, o município atingiu em 2023 a média 92% de alunos em leitura fluente.
“Nossa rede municipal de ensino é um orgulho para nosso Coruripe e para Alagoas. Estamos com 94,1% das crianças coruripenses alfabetizadas no nível máximo da escala de proficiência que é 5. É gratificante ver essa conquista vinda dos investimentos na educação infantil, no ensino fundamental e na valorização dos nossos profissionais, uma prioridade na nossa administração. Essa foi a receita para construção desse cenário exitoso. Parabenizo aos professores, equipe técnica da Semed, alunos e família que são nossos parceiros nessa construção”, pontuou o prefeito Marcelo Beltrão.