Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
O material foi produzido em preparação para a COP30, que será realizada em Belém e reúne experiências dos programas Cidade Empreendedora, Territórios Empreendedores e Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

Texto: Assessoria
O município de Coruripe foi o único representante de Alagoas a ter uma iniciativa citada no Catálogo de Iniciativas de Resiliência Climática, elaborado pelo Sebrae Alagoas. O documento reúne experiências de municípios e territórios brasileiros que vêm se destacando com ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à adaptação às mudanças climáticas.
A iniciativa selecionada de Coruripe foi o Projeto Coruripe Reciclando Oportunidades, realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Ascamare, que visa a implantação da coleta seletiva dentro do município, realizada pela cooperativa, promovendo educação ambiental, geração de renda e inclusão socioprodutiva.
O catálogo do Sebrae apresenta práticas inspiradoras nas áreas de bioeconomia, economia circular, energia renovável, empreendedorismo sustentável e cidadania climática. O material foi produzido em preparação para a COP30, que será realizada em Belém, em 2025, e reúne experiências dos programas Cidade Empreendedora, Territórios Empreendedores e Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
“Esse reconhecimento reforça o compromisso de Coruripe com o desenvolvimento sustentável e com as políticas públicas que colocam o meio ambiente e as pessoas no centro das decisões. Temos trabalhado de forma integrada para fortalecer ações que geram impacto positivo no presente e garantem um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, destacou o prefeito Marcelo Beltrão.
A Ascamare, fundada em 13 de dezembro de 2012, conta atualmente com 15 associados e vem ampliando sua atuação em prol da sustentabilidade e da valorização dos catadores. A associação se tornou um exemplo local de economia circular e inclusão produtiva, fortalecendo o compromisso do município com a agenda ambiental.
“Ver o Projeto Coruripe Reciclando Oportunidades ser reconhecido em um catálogo nacional é motivo de orgulho pra toda a gestão. É um exemplo concreto de como a parceria entre o poder público, as instituições e a sociedade civil pode transformar realidades e inspirar outros municípios”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno.
Sobre a COP30
A COP30 é o 30° encontro anual da ONU sobre mudanças climáticas. O evento é o principal espaço de negociação e decisão sobre o clima no mundo e reúne representantes de diversos países, diplomatas, especialistas e ativistas. Neste ano, a capital do Pará, Belém, sedia a 30º edição da Conferência. O evento acontece, oficialmente, entre os dias 10 e 21 de novembro e deve mais de 50 mil pessoas.
O principal objetivo da COP é definir medidas necessárias para limitar o aumento da temperatura do planeta a 1,5ºC até o final deste século, acelerando a implementação do que foi negociado nas COPs anteriores, principalmente a de 2015, em Paris.



