A
capacitação contou com a presença de técnicos de secretarias municipais de
Educação de 17 municípios integrantes do consórcio
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
O município de Coruripe recebeu nesta terça-feira (15), a segunda etapa do Encontro Formativo - Programa Melhoria da Educação, promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) em parceria com a Fundação Itaú Social.
O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Coruripe e foi direcionado aos técnicos das secretarias municipais de Educação de 17 municípios integrantes do Conisul. A primeira etapa da ação foi realizada na segunda-feira (14), na cidade de Campo Alegre.
O coordenador de Educação do Conisul, Louristeu Erlan, falou sobre o programa e as formações, que serão contínuas por um período de quatro anos.
“O Programa Melhoria da Educação oferece, entre vários benefícios, o acesso a tecnologias educacionais em percursos formativos para profissionais das redes de ensino. As formações acontecem através do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que é uma organização que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, pesquisas e metodologias voltados à melhoria da qualidade da educação pública”, explicou.
A gerente técnica e pedagógica da secretaria de Educação de Coruripe pontuou que as formações serão repassadas para as outras classes de profissionais da Educação.
“Hoje os municípios trabalharam o planejamento do que será aplicado nas próximas formações, para a equipe técnica das secretarias de Educação. Esses profissionais serão multiplicadores dos conteúdos, levando para os professores e demais servidores o conhecimento adquirido nas formações do Programa Melhorias da Educação”, frisou Fabiana Rocha.
O prefeito de Coruripe e presidente do Consórcio Intermunicipal de Sul do Estado de Alagoas (Conisul), Marcelo Beltrão, destacou a importância das parcerias no desenvolvimento da Educação.
“Fortalecer as parcerias é fundamental para que possamos lutar juntos por uma educação pública de mais qualidade e equidade para todos. Quando se faz educação com compromisso e responsabilidade, conseguimos extrair o melhor, pois a ela é a única ferramenta que nivela todas as pessoas, independente de classe social, crença ou qualquer outro fator. O foco da nossa gestão é equalizar, colocar os cidadãos, independente de classe em pé de igualdade, para que busquem os seus espaços no mercado de trabalho com as mesmas oportunidades”, enfatizou.
A analista do Itaú Social, Rafaela Rodrigues, falou da satisfação em participar de mais uma etapa da formação.
“Para
o Itaú Social é uma grande alegria estar em Coruripe, município anfitrião de
mais uma etapa da formação do Programa Melhoria da Educação, que visa apoiar os
municípios fortalecendo a educação pública, com foco na redução das
desigualdades educacionais”, encerrou.