Logo da Prefeitura

Command Palette

Search for a command to run...

quarta-feira, 23 de abril de 2025
12:00

Coruripe recebe sementes de feijão para impulsionar renda e alimento com o Projeto Maná

O município investiu cerca de R$ 350 mil na aquisição das sementes, além de oferecer apoio técnico e maquinário agrícola para o plantio.

Compartilhar:
Coruripe recebe sementes de feijão para impulsionar renda e alimento com o Projeto Maná

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Deyvisson Elias

Na manhã desta terça-feira (22), Coruripe deu um importante passo para a 5ª edição do Projeto Maná. Chegaram à Secretaria de Agricultura 11 toneladas de sementes de feijão carioca precoce, marcando o início de mais um ano da iniciativa que visa garantir renda e alimento para a população através do plantio de feijão.

O município investiu cerca de R$ 350 mil na aquisição das sementes, além de oferecer apoio técnico e maquinário agrícola para o plantio. A Usina Coruripe também é parceira fundamental, doando a área para a realização do projeto.

O secretário de agricultura, Vitor Oliveira, expressou seu entusiasmo com a chegada das sementes: "Tudo começa pela semente. E hoje elas chegaram. O agricultor será beneficiado com o plantio e a colheita para consumo próprio ou para gerar renda. O Projeto Maná é de grande importância para o nosso município. Este ano, o município investiu recursos próprios para comprar 11 toneladas de feijão, o que deve gerar cerca de 170 a 180 toneladas para a mesa dos coruripenses. Isso nos deixa muito felizes. Esperamos uma boa produção, que depende das condições climáticas, e que irá atender mais de 1000 famílias. Agradecemos imensamente ao prefeito Marcelo Beltrão, ao vice-prefeito José Enéas e a toda a equipe pelo empenho e dedicação em tornar o Projeto Maná uma realidade tão transformadora para Coruripe. O trabalho de vocês é fundamental para o sucesso desta iniciativa", enfatizou.

O prefeito Marcelo Beltrão também destacou a relevância do projeto: "O Projeto Maná é um programa muito importante para os pequenos agricultores de Coruripe. A cada nova edição, mais famílias da agricultura familiar participam e o programa tem gerado renda para centenas de famílias, mostrando o seu sucesso. Começamos pequenos, com poucos agricultores, e em quatro anos aumentamos significativamente o número de famílias beneficiadas, promovendo segurança alimentar, emprego e renda". Disse o gestor.

A variedade de feijão carioca precoce utilizada no projeto possui um ciclo de produção mais curto, levando menos de 65 dias entre o plantio e a colheita. Em comparação, outras variedades de feijão geralmente têm um ciclo de cerca de 90 dias, sendo as mais precoces em torno de 70 dias.

Desde seu início em 2021, o Programa Maná tem demonstrado um crescimento notável, triplicando seus resultados. Gradualmente o programa vem aumentando o número de famílias atendidas. Em 2021, o Programa Maná beneficiou 300 famílias. Esse número cresceu para 700 no segundo ano e alcançou 900 no terceiro. Na 4ª edição, o programa amparou 1000 famílias, e a expectativa para esta edição é expandir ainda mais esse alcance. Esse aumento expressivo reflete o sucesso e a crescente adesão ao programa, consolidando sua importância para a segurança alimentar e a geração de renda na comunidade.

Galeria de Fotos

Notícias relacionadas

    Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.