Coruripe recebe sementes de feijão para impulsionar renda e alimento com o Projeto Maná
O município investiu cerca de R$ 350 mil na aquisição das sementes, além de oferecer apoio técnico e maquinário agrícola para o plantio.

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Deyvisson Elias
Na manhã desta terça-feira (22), Coruripe deu um importante passo para a 5ª edição do Projeto Maná. Chegaram à Secretaria de Agricultura 11 toneladas de sementes de feijão carioca precoce, marcando o início de mais um ano da iniciativa que visa garantir renda e alimento para a população através do plantio de feijão.
O município investiu cerca de R$ 350 mil na aquisição das sementes, além de oferecer apoio técnico e maquinário agrícola para o plantio. A Usina Coruripe também é parceira fundamental, doando a área para a realização do projeto.
O secretário de agricultura, Vitor Oliveira, expressou seu entusiasmo com a chegada das sementes: "Tudo começa pela semente. E hoje elas chegaram. O agricultor será beneficiado com o plantio e a colheita para consumo próprio ou para gerar renda. O Projeto Maná é de grande importância para o nosso município. Este ano, o município investiu recursos próprios para comprar 11 toneladas de feijão, o que deve gerar cerca de 170 a 180 toneladas para a mesa dos coruripenses. Isso nos deixa muito felizes. Esperamos uma boa produção, que depende das condições climáticas, e que irá atender mais de 1000 famílias. Agradecemos imensamente ao prefeito Marcelo Beltrão, ao vice-prefeito José Enéas e a toda a equipe pelo empenho e dedicação em tornar o Projeto Maná uma realidade tão transformadora para Coruripe. O trabalho de vocês é fundamental para o sucesso desta iniciativa", enfatizou.
O prefeito Marcelo Beltrão também destacou a relevância do projeto: "O Projeto Maná é um programa muito importante para os pequenos agricultores de Coruripe. A cada nova edição, mais famílias da agricultura familiar participam e o programa tem gerado renda para centenas de famílias, mostrando o seu sucesso. Começamos pequenos, com poucos agricultores, e em quatro anos aumentamos significativamente o número de famílias beneficiadas, promovendo segurança alimentar, emprego e renda". Disse o gestor.
A variedade de feijão carioca precoce utilizada no projeto possui um ciclo de produção mais curto, levando menos de 65 dias entre o plantio e a colheita. Em comparação, outras variedades de feijão geralmente têm um ciclo de cerca de 90 dias, sendo as mais precoces em torno de 70 dias.
Desde seu início em 2021, o Programa Maná tem demonstrado um crescimento notável, triplicando seus resultados. Gradualmente o programa vem aumentando o número de famílias atendidas. Em 2021, o Programa Maná beneficiou 300 famílias. Esse número cresceu para 700 no segundo ano e alcançou 900 no terceiro. Na 4ª edição, o programa amparou 1000 famílias, e a expectativa para esta edição é expandir ainda mais esse alcance. Esse aumento expressivo reflete o sucesso e a crescente adesão ao programa, consolidando sua importância para a segurança alimentar e a geração de renda na comunidade.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas
.jpeg)
Projeto Maná fortalece a agricultura familiar em Coruripe
5ª edição beneficia mais de 1.100 famílias com apoio técnico e sementes de qualidade.
Secretaria de Agricultura de Coruripe participa do I Encontro de Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar de Alagoas e Sergipe e Rodada de Negócios
Evento inédito no Estado tem a finalidade de promover maior visibilidade nacional da cadeia produtiva da cana-de-açúcar em Alagoas e Sergipe
Encontro reúne representantes do Território Mata Sul para discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas à agricultura familiar
Momento foi mediado por representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)