A ação tem como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente
Texto: Anne Rose/ Fotos: Roberto Miranda
Em comemoração ao Dia da Árvore – celebrado nesta terça, 21 de setembro, estudantes de escolas municipais da região de Pindorama participaram de uma trilha ecológica e de uma palestra sobre a importância da preservação do meio ambiente, na reserva Sítio do Pau Brasil – Usina Coruripe.
A ação, que foi promovida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), em parceria com a Usina Coruripe e a Prefeitura, teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental e levá-los a ter experiências ricas fora do espaço escolar.
Na programação, os alunos participaram de uma palestra com o ambientalista e responsável pela reserva, Nilo Pinto, que falou do seu amor e o cuidado pela natureza.
“Sou funcionário da Usina Coruripe a mais de 50 anos e muitos deles dedicados ao Sítio do Pau Brasil, cuido desse lugar com amor e dedicação como se fosse minha casa, que na verdade é. Tudo que cuidamos com amor fica lindo, a natureza nos devolve tudo que fazemos por ela e nós só temos a ganhar, beleza das plantas, água cristalina, ar puro e muita paz. Peço que todos façam a sua parte por um meio ambiente melhor”, destacou.
O grupo fez também uma trilha ecológica para conhecer algumas árvores nativas, entre elas estão o Pau-Brasil, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Canafístula, Cabo-de-Facão, Jaqueira-do-Brejo, Peroba Rosa, Visgueiro, Ouricuri, Jenipapo, Maçaranduba, Sucupira Preta, Ingazeira, Pitanga, Pitomba e outras, que são cultivadas no sítio. Essas espécies nativas são usadas no programa de reflorestamento e recomposição florestal da Usina, além de atender às necessidades das comunidades e instituições parceiras da empresa.
A aluna Geovana Mariza, da escola Santa Sofia, disse que gostou do dia diferente que viveu com os colegas.
“Eu gostei muito dessa experiência de hoje que vivi com meus colegas, ter esse contato com a natureza e aprender um pouco mais foi muito legal. Se cada um fizer a sua parte, nem que seja plantar pelo menos uma árvore, já estará contribuindo com o nosso planeta”, frisou.
Luana Spotorno, secretária de Meio Ambiente de Coruripe, explicou que a ação é fundamental para que os alunos compartilhem o aprendizado com outras pessoas.
“Essa ação é muito importante para que os alunos compartilhem o conhecimento adquirido aqui com seus amigos, familiares e na sua comunidade. Hoje é um dia de conscientização sobre a importância das árvores e das florestas no geral para a manutenção da biodiversidade no nosso planeta”, pontuou.
Paulo Lira, biólogo e consultor do IMA falou das ações do instituto em parceria com os municípios.
“O IMA vem realizando em parceria com os municípios na proporção que a pandemia nos permite, ações de educação ambiental com os alunos da rede pública de ensino. Nosso objetivo é levá-los a ter novas experiências com a natureza, saindo da parte urbana das cidades para que sejam multiplicadores da importância da fauna e da flora do nosso estado”, acrescentou.
Marcos Vinicius, supervisor de meio ambiente da Usina Coruripe falou um pouco sobre a reserva.
“O
Sítio do Pau Brasil é uma área de preservação importante reconhecida pela
Unesco, com aproximadamente 7.500 hectares, onde temos uma das maiores reservas
nativas do pau-brasil do país. Cuidando e preservando da fauna e da flora, a
Usina Coruripe entende que a missão de valorizar ações de preservação ambiental
é fundamental para garantir um mundo melhor para as futuras gerações”,
finalizou.