Dia Nacional de Combate ao Fumo tem ação com grupo do Programa Antitabagismo

Foto

Secretaria de Saúde de Coruripe promoveu reflexão com assistidos da UBS Centro

 

Texto: Leila Cristhina / Fotos: Cortesia 

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Em Coruripe o Programa de Combate ao Tabagismo além de ser uma política pública de combate ao vício, também é um importante aliado na luta contra este mal. Pensando nisso, na manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de Coruripe, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro, uma ação com o grupo do Programa para conscientizar, reforçar e promover uma reflexão sobre os riscos que o consumo do tabaco pode causar à saúde. 

Na programação, palestra com a psicóloga Verônica Rocha e com a nutricionista Risoneide de Vasconcelos. Além da distribuição de brindes que acendem um alerta sobre o cuidado. 

A enfermeira integrante do programa, Verônica Correia, explicou como funciona e qual o público atendido. “O Programa Antitabagismo conta com 25 pacientes e funciona com equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social. A pessoa que tiver interesse pode procurar seu agente de saúde, ou vir à UBS do Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.  Chegando aqui vai passar por uma avaliação para detectar o grau de dependência, a partir daí iniciamos o tratamento que tem duração de 12 meses, através do uso de adesivos de nicotina, medicamentos caso o paciente precise, acompanhamento individual e reuniões em grupo", explicou. 

Damiana Silva, 46 anos, relatou que desde o primeiro encontro sua visão sobre o hábito de fumar mudou. “Já tive muita crise, mas depois que assisti ao vídeo troquei hábitos, tenho conseguido dia a dia diminuir com o acolhimento da equipe do programa. É chocante a gente ver o que acontece com nosso corpo e mente como mostrou a psicóloga e a nutricionista. Minha vida é outra. Até minha disposição se transformou só diminuindo a quantidade de cigarros que eu fumava”, comemorou. 

No Brasil, 443 pessoas morrem por dia por causa do fumo. Por ano, são 161.853 mortes anuais. O tabagismo é o terceiro fator de risco para anos de vida perdidos ajustados por incapacidade. No mundo, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas anualmente, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). E até quem não fuma sofre: 1,2 milhão de mortes são de não-fumantes expostos ao fumo passivo.

Compartilhe: