Diagnóstico: Alunos da rede pública de ensino de Coruripe passam por avaliação

Foto

Seis escolas com estudantes do 2º ao 9º participam da amostragem


Texto: Roberto Miranda Fotos: Dean Almeida

De 1º a 7 de dezembro alunos de seis escolas da rede pública de ensino de Coruripe participam de avaliação. Nesta segunda etapa do diagnóstico de aprendizagem pós-pandemia, estudantes do 2º ao 9º ano participam das provas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. 

A gerente Administrativa e Pedagógica da Semed, Fabiana Rocha, falou sobre o funcionamento e a importância do diagnóstico. “Essa é a segunda avaliação realizada pelo Instituto Alfa e Beto. Serão avaliadas algumas escolas com o objetivo de verificar o desempenho dos alunos e os avanços pós-pandemia. Serão alunos do 2º ao 9º turma A e B”, explicou. 

Rocha acrescentou que o diagnóstico é para verificar os avanços pós-pandemia: "No início do ano realizamos o primeiro diagnóstico e verificamos que boa parte dos alunos tinham apenas um ano de defasagem pós-pandemia. Com a segunda avaliação iremos verificar se houve avanço. Acreditamos que houve avanço com a retomada do ensino presencial. Com esse diagnóstico podemos traçar o que pretendemos e devemos trabalhar pela frente.  Tão logo saia o resultado iremos divulgar”. 

Nesta segunda etapa da avaliação realizada pelo Instituto Alfa e Beto participam alunos das Escolas: Maria Rocha, Santa Sofia, José de Carvalho, Francisco Amálio Maria, Claudio Daniel e Liege Gama Rocha.

A gestora da Escola Cláudio Daniel, Erilane Matias, destacou que a avaliação é muito importante para ajudar na elaboração do diagnóstico pós-pandemia. 

“Durante essa semana algumas escolas do município estão passando por avaliação. A nossa escola no início do ano também passou por avaliação. E novamente os alunos estão passando por mais uma avaliação, com o objetivo de saber como nossos alunos estão, o que foi que eles aprenderam e quais as dificuldades. A avaliação é unicamente voltada dentro das habilidades que eles precisam aprender. Com a pandemia alguns alunos apresentaram dificuldades e os nosso objetivo enquanto escola é traçar estratégias para que eles possam avançar. E com essa parceria entre Semed e Instituto Alfa e Beto estamos conseguindo alcançar as lacunas que ficaram durante os dois de pandemia”, pontuou. 

A avaliação acontece até o dia 7 de dezembro, com alunos do 2º ao 9º ano com provas de Língua Portuguesa e Matemática. E acontece em parceria com o Instituto Alfa e Beto. O coordenador da instituição, Fábio Juvenal, acompanhou o penúltimo dia do diagnóstico. 

“Este teste da rede em Coruripe aconteceu em abril. Agora estamos reaplicando para exatamente saber como anda o desempenho dos alunos. Sabemos do grande impacto que a pandemia causou para o Brasil, para nossas escolas. Diante disto, é de suma importância os municípios brasileiros realizarem avaliações para planejarem 2023. Aqui em Coruripe estamos realizando testes de fluência de leitura, testes de Língua Portuguesa e Matemática. Queremos com essas avaliações saber o que eles dominam, o que eles aprenderam em anos anteriores e como estão hoje. Desta forma, a Secretaria de Educação e o Instituto Alfa e Beto vão traçar metas para o próximo ano letivo”, encerrou.

Compartilhe: