Educação inclusiva também foi tema das formações
Texto e fotos: Roberto Miranda
Encerrou nesta quinta-feira (31) mais um ciclo de capacitações realizado pela Secretaria de Educação de Coruripe. A 4ª Edição do Capacita ocorreu durante três dias e alcançou professores, gestores e coordenadores de toda a rede. As formações ocorreram no auditório da Semed, no Instituto Federal de Alagoas e na Escola Claúdio Daniel. A doutora em Avaliação Educacional, Luzia Hippolyto, foi a palestrante convidada para o encerramento com diretores, coordenadores e técnicos da Semed.
“A palestra de hoje trouxe o tema Coruripe, um Farol para o Brasil. Mostramos para todos os participantes o papel de Coruripe e seus indicadores. A responsabilidade de ser um Farol é muito grande para nós e para quem nos avista. Então, juntos podemos continuar lutando por uma educação transformadora. Para mim é uma honra muito grande estar aqui e poder contribuir com os resultados educacionais de Coruripe”, pontuou Hippolyto.
A secretária de Educação, Cintya Alves, também esteve presente no encerramento da 4ª Edição do Capacita Coruripe.
“Encerramos hoje mais uma edição do Capacita. Foram três dias gratificantes e os resultados estão sendo alcançados. Fazemos os investimentos e o feedback tem sido positivo com o rendimento nas escolas e com os índices. Estou feliz, a gestão tá feliz com os profissionais engajados que estão trabalhando para continuar mudando a história da educação de Coruripe”, comemorou a gestora ao fim de uma edição do Capacita.
A professora Neide Santos do 2º ano da Escola Maria Rocha, da Colônia de Pindorama, também participou da formação que aconteceu no Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe.
“Cada formação tem um diferencial. Cada novo capacita mais conhecimento absorvemos. As formações são importantes, porque a partir do que adquirimos de novos conhecimentos conseguimos aplicar na sala de aula e ajudar a desenvolver mais e mais a aprendizagem dos nossos alunos”, destacou.
O prefeito Marcelo Beltrão enfatizou que o Capacita se tornou um programa fundamental para a educação de Coruripe.
“O Capacita se tornou fundamental para
a padronização, formação e atualização dos conteúdos necessários para elevar os
indicadores. Capacitação é uma prerrogativa de qualquer órgão que busca o
crescimento de todos ao seu redor. Então, estamos unidos e investindo alto para
ampliar a capacidade técnica dos nossos profissionais e, com isso, cada vez mais ofertar uma educação de qualidade. Na nossa gestão a qualidade é uma
prioridade”, encerrou o chefe do Executivo.
Educação inclusiva
Nesta edição do Capacita as formações nos dois primeiros dias foram voltadas à Educação Inclusiva. Foram temas das oficinas e cursos o método científico ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e TOD (Transtorno de Opositor Desafiador) e TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). As formações ocorreram em parceria com a empresa Learning Set.
E o
encerramento que ocorreu nesta quinta-feira (31), nos dois turnos ocorreram
oficinas para todas as etapas de ensino: educação infantil, ensino fundamental
1, ensino fundamental 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA), trazendo como
tema geral: Metodologias ativas para a construção de uma aprendizagem
significativa.