Capacitações ocorreram durante dois dias nos auditórios da Semed e Ifal
Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
Durante dois dias, professores da rede municipal de ensino de Coruripe participaram de mais uma edição do Capacita. Nesta 4ª edição, o foco foi à educação Inclusiva com os temas ABA (Análise do Comportamento Aplicada), TOD (Transtorno de Opositor Desafiador) e TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). As formações ocorreram na terça-feira (29) no auditório da Secretaria de Educação e na quarta-feira (30), no auditório do Instituto Federal de Alagoas - Campus Coruripe.
No primeiro dia do Capacita, que ocorreu no auditório da Semed, o tema foi o método científico ABA (Análise do Comportamento Aplicada), com a psicóloga e mestra em Educação, Isvania Alves, pela empresa Learning Set. “Neste primeiro dia falamos aos professores sobre plano de ensino individualizado. Tratamos sobre estratégias para incluir estes alunos em um ensino de qualidade. Estamos trazendo conhecimento, compartilhando e aprendendo juntos. Vamos nos unir por uma educação mais inclusiva, por uma educação pública de qualidade”, enfatizou.
A professora Tereza Gomes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola José Wilson, pontuou que todos os encontros são importantes por trazer mais conhecimento. “O que tenho a dizer primeiramente é da importância destes encontros. Cada nova capacitação, mais conhecimento conseguimos adquirir. Só tenho a agradecer pelos investimentos nas capacitações, fazendo assim uma educação pública de qualidade e mais inclusiva. Lugar de criança é na escola”, observou.
O método científico ABA, de acordo com a coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, Elisângela de Castro é: “Uma ciência que estuda os comportamentos humanos que são socialmente relevantes”. A formação que aconteceu durante dois turnos contemplou professores da modalidade Educação Especial. “O resultado foi muito satisfatório, pois conseguimos ampliar o conhecimento dos professores, dando suporte aos alunos para o desenvolvimento de suas habilidades escolares. Em breve iniciaremos outra etapa de supervisão em sala de aula com os alunos para o melhor desenvolvimento do ensino aprendizado”, acrescentou.
Segundo dia de capacitação: TOD e TDHA
Encerrando o último dia de capacitações sobre educação inclusiva, que ocorreu também em dois turnos na auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal Campus Coruripe), TOD (Transtorno Opositor e Desafiador) e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) foram os temas.
“Nosso principal objetivo é apoiar os professores no desenvolvimento de sua prática pedagógica, deixando-os a par de como acontece a aprendizagem dos alunos com tais transtornos. Com essas capacitações, nossos alunos, ou melhor, toda a rede educacional vem adquirindo um ganho importante e significativo na melhoria de sua aprendizagem, tanto didática quanto comportamental. Pois aprendemos a lidar com pessoas que tem determinada limitação”, observou.
A coordenadora da Educação Especial e Inclusiva encerrou sua fala afirmando que todos devem ter oportunidade: “A inclusão é um direito de todos. E nossa educação vem trazendo oportunidades para que todo e qualquer aluno tenha seu direito de matrícula com qualidade de ensino.”
A Secretaria de Educação de Coruripe vem investindo em formações constantes, pontuou Cinthya Alves. “O trabalho com esses alunos neurodivergentes através destes momentos formativos abre um leque de informações, conhecimentos e clareza com regras que favorecem a vida escolar das nossas crianças, adolescentes e adultos. E aqui em Coruripe todos merecem atenção. Para nós, nenhum aluno deve ficar fora da sala de aula. Por isso estamos investindo alto na capacitação dos nossos professores”, finalizou a secretária de educação.