Educação inclusiva: Coruripe é pioneira no uso das novas tecnologias com crianças com déficit cognitivo

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Plataforma Cognvox vem sendo usada em seis escolas da rede municipal de ensino


Texto: Roberto Miranda/ Fotos: Dean Almeida 

A educação de Coruripe é referência nacional, estando entre as mais bem avaliadas do Brasil, de acordo com os índices educacionais do MEC. Com o uso das novas tecnologias, o ano letivo 2023 ganhou um importante aliado para trabalhar a educação inclusiva: A plataforma Cognvox. O programa educacional tem por objetivo o desenvolvimento de neurodivergentes e pessoas com déficit cognitivo, como crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH), déficit cognitivo, deficientes intelectuais, com de Síndrome de Down, paralisia cerebral, dentre outros.

Administrado pelo prefeito Marcelo Beltrão, o município foi o primeiro no país, e consequentemente em Alagoas, a implantar a plataforma, e em seis meses os resultados no desenvolvimento dos alunos já podem ser comemorados.

De acordo com a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, o município vivencia uma realidade constante de investimentos que vão desde a capacitação constante dos docentes, valorização salarial, infraestrutura e renovação da frota escolar. 

“Aqui em Coruripe a educação é referência. E na nossa visão, todos devem estar na sala de aula. Seguindo essa lógica, buscamos alternativas para que todos pudessem ser abraçados de forma inclusiva. Após uma pesquisa de mercado, contratamos a Cognvox para atender os alunos. Hoje eles utilizam a plataforma tecnológica com um uso de tablets e ainda contam com o apoio presencial. Suas famílias também usufruem de teleconsultas mensais com psicólogos. Os nossos professores ainda participam de capacitações constantes”, explicou a secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves.   

A plataforma Cognvox atende atualmente 150 alunos neurodivergentes e que possuem déficits cognitivos das Escolas Maria Rocha, Santa Sofia, Cláudio Daniel, Liege Gama, José de Carvalho e Góes Monteiro. 

“Apostamos em um modelo diferente, voltado à inclusão educacional. Estamos trabalhando para que a nossa educação seja cada vez mais inclusiva, que os alunos tenham igualdade na sala de aula. A plataforma vem quebrando paradigmas em Coruripe, contribuindo com o ensino aprendizagem das nossas crianças especiais. Investimos certo e a educação de Coruripe agradece”, comemorou o prefeito Marcelo Beltrão.

A professora Renata Lima trabalha no atendimento especializado da Escola José de Carvalho, no povoado Barreiras. Ela garante que os resultados em seis meses são perceptíveis. 

“Queria fazer um relato importante: Nívia é uma menina de 10 anos, com paralisia cerebral e que sempre foi muito fechada no trato social. Para se ter uma ideia, algumas pessoas da escola sequer sabiam que ela falava, mesmo estudando lá há bastante tempo. Contudo, com a aplicação da metodologia Cognvox, percebemos um avanço em seu desenvolvimento, sobretudo, no senso de coletividade e sociabilidade. Hoje ela brinca, fala com os colegas, realiza as atividades com entusiasmo e até sorri para foto”, enfatizou a docente.

Avaliando os resultados durante um semestre 

Helen Lessa é mãe de Erick Vinicius, 12 anos, aluno da Escola José de Carvalho, no povoado Barreiras. Ele tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sua mãe avalia que os resultados durante os seis primeiros meses da plataforma são perceptíveis. 

“Nestes seis meses os resultados são perceptíveis. Erick conseguiu evoluir e me sinto segura disso. Ele socializa mais, passou a comer melhor e o seu desenvolvimento escolar melhorou muito. Outro ponto muito importante da plataforma é o feedback, um diferencial. Mensalmente conversamos com psicólogo, onde tudo sobre ele na escola e com a plataforma nos é mostrado. Um relatório sobre sua evolução e os pontos que serão trabalhados tomamos conhecimento. Hoje até para a escola ele quer ir, o que não ocorria no passado. Até com o futuro estamos mais seguros, diante do seu desenvolvimento. A plataforma deixa claro este suporte. Avalio como excelente a chegada da plataforma Cognvox nas escolas de Coruripe. Toda a equipe entende o que passamos. Isso nos deixa mais seguros”, enfatizou. 

A coordenadora de Educação Especial e Inclusão da Secretaria de Educação de Coruripe, Elisangela Castro, garantiu que o olhar sensível da administração abriu novos caminhos no que diz respeito à educação inclusiva.  

“A educação inclusiva precisa ser vista, ser vista com outro olhar. Já vínhamos trabalhando a inclusão, mas com a chegada da plataforma, tudo mudou. Conseguimos implantar novas práticas pedagógicas e bem melhores. E os resultados estão surgindo. As crianças estão socializando mais, estão desenvolvendo mais o cognitivo e os pais estão percebendo os resultados. Graças ao olhar sensível do prefeito Marcelo e da secretária Cintya, Coruripe deu um grande salto no quesito educação inclusiva”, garantiu. 

O CEO da Cognvox, Carlos Moreira, comemorou os resultados obtidos nos primeiros meses de uso da plataforma nas escolas e destacou o pioneirismo do município no uso da tecnologia.

"Coruripe foi o primeiro município que apostou no nosso projeto e teve interesse no Cognvox. Capacitamos os profissionais e em seis meses de implantação conseguimos bater nossas metas. Os resultados alcançados neste 1º Semestre de trabalho foram surpreendentes. Atingimos, nas escolas, um desenvolvimento médio de 39,61%, tendo como fonte de análise o pensamento, a linguagem, a comunicação e os relacionamentos dos alunos. Levando-se em consideração os grupos específicos, atingimos um desenvolvimento de 38,62% para os que possuem TEA, 35,23% para os que têm TDAH e 38,60% para os portadores de deficiência intelectual. No computo geral, o índice alcançado chegou a 36,28%, subdividido da seguinte forma: Pensamento 39,31%; Linguagem 18,49%; Comunicação 43,66% e Relacionamento 44,56%. Quero agradecer a parceria e parabenizar o prefeito Marcelo Beltrão pela iniciativa”, pontuou.

 A Cognvox 

A startup criou em 2020 um programa de desenvolvimento baseado em um método científico que nasceu dentro da Universidade Federal Rural de Pernambuco. O projeto é composto por doutores e pós doutores nas áreas de pedagogia e psicologia, aos quais se uniram executivos de tecnologia da informação, todos com mais de 25 anos de experiência em suas respectivas áreas, o que redundou na disponibilização para o mercado de uma solução inédita e disruptiva. 

“O grande diferencial que trazemos é ter um programa baseado em ciência, algo que possui robusto arcabouço teórico-metodológico e que foi testado experimentalmente em campo, através de pesquisa fruto de tese de doutorado”, pontuou Fabiana Wanderley, diretora científica da Cognvox.

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