Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Diagnóstico apontou evolução no aprendizado com outras turmas que já adotaram o ensino
Texto: Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
Em 2022 a Secretaria de Educação de Coruripe adotou o método de ensino Alfa e Beto, ficando de fora apenas a Educação Infantil. A partir da evolução constatada em diagnóstico realizado com esses alunos, a equipe técnica da Semed optou por adotar o método fônico para alunos das séries iniciais. E durante esta semana, os professores da educação infantil estão passando por capacitações a respeito do método.
A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, contou como funciona o método e sua importância para o aprendizado dos alunos.
“O método trabalha com a logística em que a criança associa o formato da letra ao som. Então, atendendo a essa organização fonética, a criança tem mais facilidade de memorizar a letra diante do valor sonoro de cada uma. Sendo assim, fica mais fácil da criança conseguir ser alfabetizada”, explicou a gestora.
A opção de usar o método partiu do diagnóstico exitoso obtido com alunos que já usam o método de ensino do Instituto Alfa e Beto. “Realizamos avaliações a partir da adoção do programa e constatamos uma evolução significativa, chegando a 80% de alunos alfabetizados na idade certa e conseguimos o melhor resultado de fluência da Segunda Regional de Ensino”, acrescentou a gestora.
“O corpo técnico da Secretaria de Educação de Coruripe acredita que iniciando cedo o processo de letramento, o aluno até completar 08 anos tem mais chances de alcançar a aquisição da leitura e da escrita”, encerrou a secretária de Educação, Cintya Alves, justificando o uso nas séries inicias do método fonético do Instituto Alfa e Beto, que associa o formato da letra ao som.