Diagnóstico apontou evolução no aprendizado com outras turmas que já adotaram o ensino
Texto:
Roberto Miranda / Fotos: Dean Almeida
Em 2022 a Secretaria de Educação de Coruripe adotou o método de ensino Alfa e Beto, ficando de fora apenas a Educação Infantil. A partir da evolução constatada em diagnóstico realizado com esses alunos, a equipe técnica da Semed optou por adotar o método fônico para alunos das séries iniciais. E durante esta semana, os professores da educação infantil estão passando por capacitações a respeito do método.
A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves, contou como funciona o método e sua importância para o aprendizado dos alunos.
“O método trabalha com a logística em que a criança associa o formato da letra ao som. Então, atendendo a essa organização fonética, a criança tem mais facilidade de memorizar a letra diante do valor sonoro de cada uma. Sendo assim, fica mais fácil da criança conseguir ser alfabetizada”, explicou a gestora.
A opção de usar o método partiu do diagnóstico exitoso obtido com alunos que já usam o método de ensino do Instituto Alfa e Beto. “Realizamos avaliações a partir da adoção do programa e constatamos uma evolução significativa, chegando a 80% de alunos alfabetizados na idade certa e conseguimos o melhor resultado de fluência da Segunda Regional de Ensino”, acrescentou a gestora.
“O
corpo técnico da Secretaria de Educação de Coruripe acredita que iniciando cedo
o processo de letramento, o aluno até completar 08 anos tem mais chances de
alcançar a aquisição da leitura e da escrita”, encerrou a secretária de
Educação, Cintya Alves, justificando o uso nas séries inicias do método
fonético do Instituto Alfa e Beto, que associa o formato da letra ao som.