Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você concorda com nossa política de cookies.
Aplicativo para auxiliar nos trabalhos também foi apresentado aos gestores e coordenadores escolares
Texto: Roberto Miranda/ Fotos: João Alexandre
Aconteceu nesta quinta-feira (22), no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal - Campus Coruripe), uma reunião para reforçar a importância dos protocolos de segurança nas escolas do município, No encontro, gestores escolares e coordenadores também puderam conhecer o aplicativo Disque Denúncia Alagoas.
O encontro ocorrido no início do ano letivo de 2024 foi conduzido pelo coordenador de Segurança da Secretaria de Educação de Coruripe, Agberto Viana.
“Com o início do ano precisamos reforçar a importância em seguir os protocolos de segurança em todas as escolas do município. Este tema é de extrema importância para o prefeito Marcelo Beltrão. Não devemos baixar a guarda jamais, sobre os protocolos. Então, nos reunimos com todos os gestores e coordenadores escolares, dos eixos Praias, Centro e Pindorama. Também aproveitamos o momento para apresentar o aplicativo do Governo do Estado 'Disque Denúncia Alagoas' ", explicou.
O aplicativo é uma ferramenta que pode auxiliar na segurança e prevenção. “O aplicativo é uma ferramenta que vai nos ajudar a proteger, principalmente sobre assédio, discriminação e crimes contra crianças e adolescentes. Apresentamos tudo sobre o funcionamento e quais os tipos de denúncia ele pode receber de forma on-line e rápida”, acrescentou o coordenador de Segurança da Semed.
E encerrou Agberto Viiana: “Foi um encontro muito importante para alinhar todo o processo de segurança, envolvendo alunos, funcionários e gestores, para que possamos ter um ano letivo seguro e com bastante eficiência para toda a comunidade escolar”.
O aplicativo
O Disque Denúncia Alagoas é uma ferramenta que pode auxiliar também na segurança das escolas, podendo receber de maneira sigilosa e rápida denúncias sobre:
- Racismo;
- Violência;
- Violência contra a mulher e idoso;
- Homicídio;
- Tentativa de Homicídio;
- Tráfico de Drogas;
- Porte de Arma;
- Foragido;
- Roubo;
- Intolerância;
- Receptação;
Investimento em 20 unidades de ensino e seis extensões
A gestão do prefeito Marcelo Beltrão e do vice, José Enéas Gama, investiu em um moderno sistema de segurança já instalado nas unidades de ensino, dotado de câmeras externas e internas, sensores de presença em todas as salas de aula, sirenes, botão antipânico e um leitor facial. Além de uma câmera de longo alcance que identifica rostos e placas de veículos. A empresa Teltex Tecnologia chama de inteligência artificial. Além dos investimentos nas escolas, todos os ônibus também contam com câmeras e rastreamento de rota via satélite.