Momento foi mediado por
representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
(MDA)
Texto: Anne Rose/ Fotos: Anne Rose e Alê Araújo
Coruripe sediou nesta terça-feira (28), o encontro mensal dos integrantes do Território da Cidadania Mata Sul, que aconteceu no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup) e contou com a participação de representantes dos municípios pertencentes ao Território.
O encontro tem como objetivo receber as demandas de cada município, e apresentar as propostas de fortalecimento para a agricultura familiar. Além de trabalhar mecanismos de reestruturação dos territórios. Em Alagoas, são oito territórios e o Mata Sul é composto por oito municípios: Coruripe, Junqueiro, Jequiá da Praia, Campo Alegre, Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Boca da Mata e Anadia.
Eugênio Dantas é um dos coordenadores dos Territórios da Cidadania em Alagoas, ligado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ele falou sobre a importância dos encontros como forma de fortalecer os territórios e buscar ferramentas de reestruturação dessas entidades.
“Esses encontros mensais são extremamente importantes, pois discutimos assuntos que visam fortalecer as políticas públicas e o empoderamento desse setor produtivo. O MDA coordena os territórios, dando apoio aos agricultores familiares para que eles se mobilizem, se empoderem e possam se articular junto aos gestores dos seus municípios, para desenvolverem novas ações que beneficiem a classe. Aqui buscamos desenvolver a cadeia do mel, através da Uniprópolis, que visa criar uma cadeia de produtores de mel, com o nosso suporte através de cursos e capacitações, pois a região tem muito potencial para explorar essa vertente. Porém, nosso foco maior no momento é buscar mecanismos para reestruturar os territórios, para que possam se fortalecer a cada dia e se tornarem grandes em suas ações”, destacou o coordenador do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
O secretário de Agricultura de Coruripe, Vitor Oliveira explicou como o fortalecimento do Território Mata Sul pode contribuir com o desenvolvimento dos pequenos produtores.
“Estamos muito felizes em sediar essa reunião tão importante para todos os municípios pertencentes ao Território. Hoje trocamos informações, levantamos demandas e alinhamos os passos para que possamos fortalecer a agricultura familiar em nosso município”, frisou Oliveira.
O apicultor Rubens Barbosa falou sobre o encontro. “Moro em Pindorama e trabalho na apicultura a mais de 20 anos, produzindo própolis e mel. Na reunião de hoje, debatemos diversos assuntos voltados às cadeias produtivas dos municípios pertencentes ao Mata Sul, e esperamos que através desses encontros saiam iniciativas que venham fortalecer o pequeno agricultor”, encerrou.
O evento contou com uma palestra com o tema: Saúde e o Território, ministrada pela nutricionista Theresa Siqueira e uma intervenção sobre o Seminário Nacional Territorial, com Inês Cândido.
Sobre o Território da Cidadania
É uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos
sociais voltado às regiões do país que mais precisam, com objetivo de levar o
desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania.
Trabalha com base na integração das ações do Governo Federal e dos governos
estaduais e municipais, em um plano desenvolvido em cada território, com a
participação da sociedade. Em cada território, um Conselho Territorial composto
pelas três esferas governamentais e pela sociedade determinará um plano de
desenvolvimento e uma agenda pactuada de ações.