Escola São Rafael realiza o 1º Desfile Interescolar da Beleza Afro
O evento teve como foco valorizar e despertar nos alunos a força da beleza negra

Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
A Escola de Educação Básica São Rafael, localizada no povoado Bonsucesso realizou na última sexta-feira (25), o 1º Desfile Interescolar da Beleza Afro. O evento contou com a participação de 26 alunos das escolas Santa Sofia, Santa Terezinha, Santa Ana e São Rafael, todas do Eixo Pindorama.
O gestor da Escola organizadora do evento, Walace Leite, destacou a importância da ação como forma de valorizar e despertar nos alunos a força da beleza negra.
“Todas as ações pensadas na escola são para fomentar o desenvolvimento dos nossos alunos e essa não poderia ser diferente. O título do nosso projeto é: Minha cor, meu cabelo: sou resistência, pois o negro é de fato um símbolo de resistência, por tudo que viveu e enfrentou ao longo do tempo. Nosso foco é incentivar a valorização do aluno negro, para que ele se auto reconheça como negro e que consiga enfrentar os preconceitos sempre mostrando suas competências e sua beleza, que muitas vezes fica apagada”, destacou o gestor.
As alunas top 3 do Fundamental 1 foram: 1° - Ester da Silva(Escola Santa Terezinha), 2° - Laila Beatriz (Escola São Rafael) e 3° - Mirely Batista (Escola Santa Ana). Os meninos que ficaram nas melhores colocações também do Fundamental 1 são: Ryan Gabriel (Escola Santa Terezinha), 2° - Wesley Diogo (Escola São Rafael) e 3° - Ítalo Gabriel (Escola São Rafael).
No Fundamental 2: 1° - Heloísa Batista (Escola Santa Ana), 2° - Maria Tauane (Escola Santa Sofia) e 3° - Ester Lorrane. Os meninos que se destacaram nesta modalidade foram: 1° - Wanderlan Lima (Escola São Rafael), 2° - José Nícolas (Escola São Rafael) e 3º - José Talisson (Escola Santa Ana).
A aluna de 10 anos, campeã do Fundamental, Ester da Silva, disse ter orgulho da sua cor e deixou um recado para outras meninas negras que têm medo de enfrentar novos desafios.
“Quando eu crescer quero ser modelo e vou me esforçar muito para realizar esse sonho. Sei que vou enfrentar grandes desafios, mas vou vencer todos eles para alcançar meu objetivo. O conselho que deixo para outras meninas negras é que, se orgulhem da sua cor, do seu cabelo, do seu corpo e em especial do seu caráter e que acima de tudo, nunca desistam do seu sonho”, ressaltou a aluna do 5º ano.
A secretária de Educação de Coruripe, Cyntia Alves, foi uma das juradas e acompanhou o desfile atentamente. “Estou muito feliz em participar desse momento tão importante para o fortalecimento da cultura afro. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na organização, as escolas participantes e em especial aos alunos que abrilhantaram o evento”, encerrou a secretária.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Rede Municipal de Coruripe finaliza ciclo de preparação e entra em contagem regressiva para o SAEB 2025
Avaliações, gincanas e formações marcaram o ano letivo e fortaleceram o aprendizado dos estudantes que se preparam para as provas..jpeg)
Prefeitura de Coruripe presenteia alunos da Educação Infantil ao 5º ano com kits de livros infantis
Projeto “Meu Livro, Meu Presente” promove o incentivo à leitura em crianças de 4 a 10 anos e reforça compromisso com a leitura e a alfabetização
Coruripe recebe visita da Secretária de Estado da Primeira Infância durante a Semana do Bebê
A secretária foi recebida pelo prefeito Marcelo Beltrão. Durante a visita, Caroline conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município em uma das creches do programa CRIA.
Final do Concurso de Merendeiras terá representante de Coruripe com prato que une tradição e inovação
Merendeiras qualificadas e valorizadas, transformando a merenda escolar em referência estadual.