O evento teve como foco valorizar e despertar nos alunos a força da beleza negra
Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
A Escola de Educação Básica São Rafael, localizada no povoado Bonsucesso realizou na última sexta-feira (25), o 1º Desfile Interescolar da Beleza Afro. O evento contou com a participação de 26 alunos das escolas Santa Sofia, Santa Terezinha, Santa Ana e São Rafael, todas do Eixo Pindorama.
O gestor da Escola organizadora do evento, Walace Leite, destacou a importância da ação como forma de valorizar e despertar nos alunos a força da beleza negra.
“Todas as ações pensadas na escola são para fomentar o desenvolvimento dos nossos alunos e essa não poderia ser diferente. O título do nosso projeto é: Minha cor, meu cabelo: sou resistência, pois o negro é de fato um símbolo de resistência, por tudo que viveu e enfrentou ao longo do tempo. Nosso foco é incentivar a valorização do aluno negro, para que ele se auto reconheça como negro e que consiga enfrentar os preconceitos sempre mostrando suas competências e sua beleza, que muitas vezes fica apagada”, destacou o gestor.
As alunas top 3 do Fundamental 1 foram: 1° - Ester da Silva(Escola Santa Terezinha), 2° - Laila Beatriz (Escola São Rafael) e 3° - Mirely Batista (Escola Santa Ana). Os meninos que ficaram nas melhores colocações também do Fundamental 1 são: Ryan Gabriel (Escola Santa Terezinha), 2° - Wesley Diogo (Escola São Rafael) e 3° - Ítalo Gabriel (Escola São Rafael).
No Fundamental 2: 1° - Heloísa Batista (Escola Santa Ana), 2° - Maria Tauane (Escola Santa Sofia) e 3° - Ester Lorrane. Os meninos que se destacaram nesta modalidade foram: 1° - Wanderlan Lima (Escola São Rafael), 2° - José Nícolas (Escola São Rafael) e 3º - José Talisson (Escola Santa Ana).
A aluna de 10 anos, campeã do Fundamental, Ester da Silva, disse ter orgulho da sua cor e deixou um recado para outras meninas negras que têm medo de enfrentar novos desafios.
“Quando eu crescer quero ser modelo e vou me esforçar muito para realizar esse sonho. Sei que vou enfrentar grandes desafios, mas vou vencer todos eles para alcançar meu objetivo. O conselho que deixo para outras meninas negras é que, se orgulhem da sua cor, do seu cabelo, do seu corpo e em especial do seu caráter e que acima de tudo, nunca desistam do seu sonho”, ressaltou a aluna do 5º ano.
A secretária de Educação de Coruripe, Cyntia Alves, foi uma das juradas e acompanhou o desfile atentamente. “Estou muito feliz em participar desse momento tão importante para o fortalecimento da cultura afro. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos na organização, as escolas participantes e em especial aos alunos que abrilhantaram o evento”, encerrou a secretária.