IDEB: Com nota 9.7, Coruripe alcança 1º lugar Nacional nos municípios com 50 mil habitantes
O município ficou em 4º lugar no ranking geral e teve as duas únicas escolas em Alagoas que atingiram a nota 10 na avaliação

O município de Coruripe se destaca ano a ano, no topo dos indicadores educacionais do Brasil, motivo de orgulho para a população e para o Estado e em 2024 não foi diferente. Mais uma vez, a educação municipal foi destaque nacional ao alcançar a primeira colocação nacional no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos municípios com 50 mil habitantes e 4º lugar nacional no ranking geral, tanto nas séries iniciais como nas séries finais.
Os resultados da avaliação realizada em 2023, indicador que mede a qualidade da educação do Brasil, foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na noite dessa quarta-feira (8). Coruripe alcançou a nota 9.7 nas séries iniciais e 8.7 nas séries finais, resultado histórico no município.
Este resultado mostra o importante trabalho realizado pelos profissionais da Educação do município, que conseguiram recuperar a aprendizagem no pós-pandemia, quando a avaliação de 2021 teve resultados de 7.1 nas séries iniciais e 5.9 nas séries finais.
“Muito orgulho e felicidade com o resultado do IDEB divulgado nesta quarta-feira. Somos o 1º no país entre os municípios com 50 mil habitantes, e 4º no ranking geral. Temos as únicas duas escolas do Estado com nota 10. Conseguimos recuperar a aprendizagem no pós-pandemia e nivelar nossa educação: todas as nossas escolas tiveram nota acima de 9 ️. Um orgulho! Parabéns a toda a equipe da Educação”, disse emocionado o prefeito Marcelo Beltrão.
A Escola de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva e a Escola de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento foram as únicas escolas de Alagoas a alcançaram o IDEB 10, e todas as trezes escolas participantes tiveram notas acima de 9, mostrando o comprometimento dos profissionais durante os últimos dois anos.
“Agradeço o comprometimento dos profissionais na execução dos trabalhos, não medindo esforços para alcançar a excelência na educação dos nossos estudantes. Era um sonho nosso nivelar a educação, então todas as nossas escolas tiveram notas acima de 9 e tivemos duas escolas que tiraram 10, os únicos 10 do Estado. Então, para nós é uma imensa alegria saber que conquistamos isso, sendo uma equipe, fazendo investimento da forma correta, trabalhando sempre em conjunto”, destacou a secretária de Educação Cintya Alves.
Ainda segundo o prefeito Marcelo Beltrão, esses resultados são frutos de uma série de investimentos e políticas públicas aplicadas corretamente na gestão. “Investimos fortemente em tecnologia e inovação, essas ações somadas a adequação e melhorias nas estruturas da rede, salários dos profissionais, merenda escolar, equipamentos tecnológicos e as parcerias colaboram para que o ensino municipal conquiste esses bons índices”, finalizou.
A prefeitura tem investido fortemente em tecnologia e inovação, exemplo das aplicações de simulados das provas que se dá por meio do programa L@bEduca, um laboratório móvel que conta com uma estrutura com equipamentos de alta performance, aulas de reforço e capacitação dos profissionais, investimento numa equipe multidisciplinar de psicólogos e assistentes sociais que fazem busca ativa contínua nas escolas.
Conheça as escolas que conquistaram bons índices nos anos iniciais:
Escola Nossa Senhora Mont Serrat - 9.7
Escola Santa Sofia 9.8
Escola Professora Maria Rocha Santos Silva - 10
Escola Vereador José Wilson Melo Nascimento - 10
Escola Francisco Amálio Maria - 9.9
Escola São Rafael - 9.7
Escola Santa Ana - 9.9
Escola Santa Terezinha - 9.7
Escola José de Carvalho Souza - 9.7
Escola Fausto Ferreira Simões - 9.2
Escola General Goes Monteiro - 9.9
Escola Cláudio Daniel Gama Amorim - 9.9
Escola Liege Gama Rocha - 9.8
Escola José Buarque da Silva - 9.1
Escola Guttemberg Breda Neto - 9.8
Agora as escolas destaque nos anos finais:
Escola Cláudio Daniel Gama Amorim - 9.1
Escola José Wilson Melo Nascimento - 8.9
Escola Guttemberg Breda Neto - 8.9
Escola Santa Ana - 8.7
Escola José de Carvalho Souza - 8.7
Escola General Goes Monteiro - 8.7
Escola Professora Maria Rocha Santos Silva - 8.4
Escola Liege Gama Rocha - 8.3
Escola Francisco Amálio Maria - 8.1
Escola Santa Sofia - 7.9
Escola São Rafael - 7.2
Notícias relacionadas

Rede Municipal de Coruripe finaliza ciclo de preparação e entra em contagem regressiva para o SAEB 2025
Avaliações, gincanas e formações marcaram o ano letivo e fortaleceram o aprendizado dos estudantes que se preparam para as provas..jpeg)
Prefeitura de Coruripe presenteia alunos da Educação Infantil ao 5º ano com kits de livros infantis
Projeto “Meu Livro, Meu Presente” promove o incentivo à leitura em crianças de 4 a 10 anos e reforça compromisso com a leitura e a alfabetização
Coruripe recebe visita da Secretária de Estado da Primeira Infância durante a Semana do Bebê
A secretária foi recebida pelo prefeito Marcelo Beltrão. Durante a visita, Caroline conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município em uma das creches do programa CRIA.
Final do Concurso de Merendeiras terá representante de Coruripe com prato que une tradição e inovação
Merendeiras qualificadas e valorizadas, transformando a merenda escolar em referência estadual.