Mercado Público de Coruripe recebe 1ª FEARTE - Feira de Artesanato e Exposição do Projeto Reciclando e Transformando

Foto

Mercado Público de Coruripe recebe 1ª FEARTE - Feira de Artesanato e Exposição do Projeto Reciclando e Transformando

Artesanato, gastronomia, economia popular, música ao vivo e apresentações culturais foi o que o público pode ver no evento realizado no Galpão de Variedades do Mercado

Texto: Leila Cristhina/ Fotos: Dean Almeida

O Mercado Público Municipal Dep. João Beltrão recebeu no último final de semana a 1ª Feira de Artesanato e Exposição - FEARTE do Projeto Reciclando e Transformando realizado pela Agência de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – ADELISCO.

A FEARTE foi realizada pela ADELISCO com verbas do Governo Federal por meio do Ministério das Mulheres, com apoio do senador Rodrigo Cunha, da Prefeitura de Coruripe por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Economia Solidária, Pesca e Aquicultura e do Vereador Tiles Henrique.

Alisandra Severiano, secretária da Secretaria de Indústria, Comércio, Economia Solidária, Pesca e Aquicultura agradeceu a presença e o engajamento de todos os participantes que acreditaram no trabalho da equipe e destacou. 

“Reunimos as associações assistidas pela Adelisco e que tem o nosso apoio por meio da Prefeitura de Coruripe e do nosso prefeito Marcelo Beltrão. Estou muito feliz em poder estar trazendo para nosso Mercado a primeira FEART, mostrando para toda a população o potencial que todas essas associações têm não só do artesanato do coco, como também de outros segmentos apoiados por nós e que produzem tantas coisas boas e bonitas. Esse é o pontapé inicial de um sucesso enorme que está aí à frente esperando por vocês. Agradeço a presença de todos os parceiros, a Adelisco executora e realizadora do projeto Reciclando e Transformando, que é a culminância que estamos realizando aqui, para o encerramento desse projeto”, completou.

A Feira reuniu no Galpão de Variedades do mercado associações locais com peças artesanais, entre itens da gastronomia e utilitários, como roupas, artigos de decoração, bijuterias e souvenirs, confeccionadas por artesãos e produtores independentes. Grande parte dos produtos foram preparados com o que foi ensinado nos cursos do SENAR, com apoio da Adelisco e Prefeitura de Coruripe.

O evento teve atração musical e apresentações culturais e foi realizado na última sexta-feira (8), das 13h às 19h e no sábado (9) das 7h às 13h.

Quitéria Carvalho, presidente da Associação do Artesanato de Mangabeiras (AMAN) falou sobre a participação da Associação pela primeira vez em uma Feira de Exposição. “A AMAN existe há 17 anos e é a primeira vez que participa de um evento desses. As oficinas de capacitação do projeto Reciclando e Transformando na comunidade, para produção das peças artesanais do derivado do coco foram importantes. Aprendemos a produzir, bolsas, brincos, colares, abajur dentre outras peças que expomos aqui”, comentou, Quitéria.

Manoel Santos, presidente da Adelisco e diretor da pasta da Economia Solidária compartilhou a experiência da FEART. “A emoção tomou conta de mim, esse evento foi movido por muitos desafios o Reciclando e Transformando que é do artesanato do coco foi resgatado e estamos colhendo os frutos. Foram seis meses executando as ações para esse momento. Isso só foi possível pelos apoios citados. O objetivo maior não é só a venda, mas também apresentar para nossa comunidade todo o trabalho desenvolvido por essas associações. Isso prova que quando estamos no lugar e hora certos as coisas acontecem. O trabalho da indústria e comércio por meio da economia solidária, junto ao Senar proporcionou tudo que foi exposto. Essa comercialização não vai ficar só por aqui também terá espaço no Mercado Público de Maceió porque a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços (SEDICS) já disponibilizou espaço para o nosso artesanato”. Explicou.

Presente no evento o vereador Tiles Henrique falou da importância da Economia Solidária para Coruripe. “O artesanato é significante para nosso município, pois movimenta a cultura, o turismo e o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda para o povo. A primeira FEART, dá a oportunidade de mostrar um trabalho, começado lá atrás. Um trabalho importante da economia solidária no município a realização dela foi apenas um pequeno passo para o que mais poderemos alcançar estão todos de parabéns”, encerrou.

Associações e demais participantes:

  
ASCODEPA – Associação Comunitária de empreendedoras do Desenvolvimento de Palmeira Alta
ART & NOS – Associação do Artesanato da Lago do Pau
AMAP – Associação dos Moradores e Amigos do Pontal
PONTAL ARTE – Associação do Artesanato do Pontal
CORAÇÃO ABERTO – Associação dos Moradores do Com8njunto Habitacional Rubens Carvalho
ASCOM – JM – Associação Comunitária de Desenvolvimento do Conjunto João Maria
AFIRCO – Associação dos Fibromiálgicos e Doenças Raras de Coruripe – Al
AMUBS – Associação das Mulheres Unidas de Barreiras
ASCODEB – Associação Comunitária de Desenvolvimento de Botafogo
ADECOSTE – Associação de Desenvolvimento Comunitário de Santa Terezinha
ASCOM – GP – Associação Comunitária de Desenvolvimento de Grota da Palha
ASCODESC – Associação Comunitária de Desenvolvimento de Santa Cândida – Pescoço
AME PIAUI – Associação das Mulheres Empreendedoras do Alto Piaui
AMAN – Associação do Artesanato de Mangabeiras
LITERATURA DE CORDEL
GONZAGA – Caqueiras da Casca do Coco
Compartilhe: