Plano de Gestão Integrado de Coruripe é apresentado para Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla Alagoas

Foto

Órgão irá analisar as especificidades para dar o parecer sobre a homologação

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida

A secretária de Meio Ambiente de Coruripe, Luana Spotorno e o arquiteto urbanista, mestre em gestão pública da empresa Gapu Soluções Ambientais, Enio Ricardo apresentaram nesta segunda-feira (03), no auditório da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) o Plano de Gestão Integrado de Coruripe (PGI), para a Coordenação Estadual e Comissão Técnica Estadual do Projeto Orla Alagoas.

“Participamos dessa jornada de avaliação, onde apresentamos e entregamos o PGI de Coruripe. A Comissão Técnica Estadual vai fazer a avaliação do plano, e verificar se atende a metodologia do Projeto Orla, bem como, se as ações previstas estão de acordo com a legislação, eles irão analisar também como foi a participação da comunidade no processo de construção. Apresentamos um diário do processo da elaboração do PGI, também entregamos vários documentos, que comprovam que o plano atende a metodologia e a demanda local”, explicou Enio Ricardo, mestre em gestão pública da Gapu Soluções Ambientais, empresa contratada pela Prefeitura de Coruripe para prestar consultoria na elaboração do PGI.

No prazo estimado de 15 dias, a Comissão dará o resultado sobre a homologação do Plano, para encerrar a etapa de avaliação. Após essa etapa, acontecerá uma terceira consulta pública e depois será realizada uma audiência pública para finalizar, e o plano começar a ser implementado.

A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, pontuou sobre o processo. “Apresentamos para a Comissão Estadual o resultado e os produtos do PGI, mostramos o passo a passo do desenvolvimento e tiramos dúvidas, essa etapa foi essencial e agora aguardamos o parecer da Coordenação Estadual para que possamos seguir para finalização do Plano”, reforçou ela.

O prefeito Marcelo Beltrão esteve presente no evento e destacou. “Esse momento é de fundamental importância para o crescimento ordenado e desenvolvimento do turismo que irá criar oportunidades para os coruripenses, fazendo com que essas ações estejam completamente alinhadas com a preservação do meio ambiente, e contamos com o apoio total da SPU, para que possamos fazer esse ordenamento de forma assertiva” ressaltou o gestor.

O projeto Orla é uma política de Estado com uma metodologia de planejamento integrado que visa à racionalização e à articulação das políticas públicas das três esferas de governo. Seu foco é o planejamento da orla, por meio do Plano de Gestão Integrado (PGI).

Compartilhe: