Equipamento que vai atender toda a região tem capacidade de até 5 mil toneladas dia
Texto
e fotos: Roberto Miranda
Com entraves ambientais que se arrastaram por longos dois anos e só agora resolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente de Coruripe, a comunidade do Pontal ganhou na tarde desta quarta-feira (23), uma fábrica de gelo em escamas com capacidade para atender toda a região. A entrega do equipamento contou com a presença do prefeito Marcelo Beltrão.
A fábrica Pontal Gelo é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP), onde os empresários ganharam a concessão de gerir o equipamento, que possui capacidade de produção de até 5 mil toneladas dia. Com a sua produção máxima, a fábrica pode abastecer pescadores e comerciantes de Coruripe, Jequiá da Praia e Feliz Deserto.
“Por muitos anos sofremos com a falta de uma fábrica de gelo que atendesse o Pontal. Há tempos comprávamos no Pontal do Peba. Isso era muito ruim economicamente para os pescadores e comerciantes daqui. Aumentava os custos do pescado e com isso acabávamos repassando aos consumidores. Mas, graças ao prefeito Marcelo Beltrão esse problema acabou. A fábrica já estava construída a cerca de dois anos e por competência da sua equipe todos os entraves ambientais, burocráticos e licenças, foi resolvido em tempo hábil. Com a fábrica de gelo, todos ganham”, explicou o presidente da Colônia de Pescadores Z-10, José Augusto.
O
empresário Fernando Rodrigues destacou em sua fala o empenho da administração para
que tudo fosse resolvido e a fábrica começasse a operar.
“Gostaria de agradecer o total apoio que recebemos da administração. Existia uma cobrança muito grande em cima da gente pelo fechamento por tanto tempo. Mas, no início da nova administração tudo foi resolvido. Então, a partir de agora a nossa fábrica começa a operar e está voltada para suprir as necessidades dos pecadores de toda a região. Ninguém mais vai precisar sair de Coruripe para comprar gelo em cidades vizinhas”, afirmou.
O prefeito Marcelo Beltrão ao lado de diversas autoridades e da comunidade reafirmou o papel do poder público para trabalhar em prol da população. E, que agilidade nos processos é primordial para o bem comum.
“Nós temos potencial para crescer muito. Coruripe em breve será um dos municípios para melhor viver, com um índice de qualidade de vida para atrair grandes empresas. O nosso planejamento é de criar as condições necessárias para que o nosso município seja visto para atrair investimentos. Hoje estamos entregando a primeira concessão pública. Essa fábrica de gelo pode parecer algo simples, mas não é. A maior fonte de renda no Pontal é a pesca e muitos tinham que se deslocar para outras cidades para comprar gelo. Hoje com este equipamento significa mais conforto para os pescadores, economia e outros grandes benefícios. Esse é o papel do poder público, trabalhar para gerar emprego e renda, trazer benefícios para toda a nossa gente. Agilidade foi primordial para que chegássemos neste momento. Todos estão de parabéns pelo trabalho em prol de uma grande comunidade”, encerrou o prefeito Marcelo Beltrão.
A secretária de Meio Ambiente, Luana Spotorno, explicou que o município trabalhou em tempo hábil e auxiliou os empresários que estavam com a fábrica fechada há mais de dois anos. Eles receberam apoio técnico para agilizar toda a documentação junto aos órgãos ambientais e a tipologia de liberação foi realizada pela própria administração.