As
lâmpadas contêm elementos tóxicos e quando são descartadas de forma errada
podem contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde humana
Texto: Anne Rose/ Fotos: João Alexandre
Uma parceria entre a Prefeitura de Coruripe através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e as empresas Qualitec e Reciclus inaugurou na última sexta-feira (17), um ponto de descarte correto de lâmpadas no Supermercado Cortez, no Centro da cidade.
A iniciativa faz parte da política de logística reversa do município, que já conta com outros pontos de descarte de materiais como embalagens de óleo lubrificante, pilhas e baterias, pneus e óleo de cozinha.
Alfredo Guilherme, fundador da Qualitec frisou que é importante sensibilizar a população a cerca dessa temática e criar mecanismos que estimule o descarte correto.
“As lâmpadas contêm elementos tóxicos, como o mercúrio e se forem descartadas de forma errada podem contaminar o meio ambiente e prejudicar a saúde humana. É muito importante que a população contribua com o descarte correto desse material, que além de beneficiar o meio ambiente, ajuda também a sustentabilidade, a economia e garante o processo de retorno desses elementos químicos de forma segura para ser usado novamente”, frisou.
A gerente de resíduos sólidos da Semarh, Elaine Melo parabenizou o município pelas ações desenvolvidas.
“O Estado vem fazendo um trabalho importante sobre a coleta correta de resíduos sólidos e Coruripe está de parabéns por aderir e fazer com muita seriedade a logística reversa de lâmpadas. Instalamos o primeiro ponto de descarte, mas em breve dependendo da demanda poderão vir outros para atender a outras localidades, para isso precisamos sensibilizar a população, mostrando sempre os benefícios”, disse.
Luana Sportorno, secretária de Meio Ambiente destacou a preocupação da gestão do prefeito Marcelo Beltrão com o meio ambiente e algumas ações de fortalecimento da logística reversa.
“Desde o início da gestão do prefeito Marcelo Beltrão estamos trabalhando para fortalecer as políticas de preservação e fortalecimento do meio ambiente. Somos parceiros da Ascamare (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis São José) que recolhe materiais recicláveis em todo o município e já implantamos pontos de coleta de vários materiais, que se descartados de forma incorreta podem causar danos irreparáveis ao meio ambiente e a vida humana. Essa instalação do ponto de coleta é mais uma ação do município para contribuir com o gerenciamento dos resíduos sólidos. Portanto, faça a sua parte, leve a sua lâmpada, descarte corretamente e seja um parceiro do meio ambiente”, finalizou.