Precatórios do Fundef: Prefeito Marcelo Beltrão reúne beneficiários para discutir sobre o abono
Lista contempla 915 beneficiários habilitados

Texto: Anne Rose/ Fotos: Dean Almeida
O prefeito Marcelo Beltrão reuniu os beneficiários do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) para esclarecer dúvidas e buscar uma solução viável para o pagamento do abono. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (08).
O gestor conversou com a classe e explicou as opções cabíveis para tentar solucionar o impasse.
“Compreendo que todos querem receber, mas é importante fazer as coisas dentro da legalidade, tanto para me resguardar enquanto gestor, quanto para resguardar vocês enquanto beneficiários. Temos a opção de judicializar os 100% do valor, mas é importante frisar que esse processo pode se arrastar por anos e ainda corre o risco de a justiça dar um parecer negativo. Ou também podemos tentar os 60% através de uma petição, o que dá mais uma esperança, já que já temos resultados positivos em outros municípios. Mas, qualquer decisão precisa ser tomada em conjunto, por isso é importante ouvir vocês para que todos tenham ciência dos próximos passos", ressaltou.
Josenete Portela, presidente da Comissão Gestora do Fundef, destacou a importância da realização do acordo com a classe.
“Assim como vocês, eu também gostaria de lutar pelos 100%, pois tenho meus sonhos. Mas, já tenho 55 anos e não tenho mais 20 ou 30 anos para esperar esse processo se arrastar, então a melhor decisão é a gente lutar pelos 60%, para que possamos usufruir, visto que muitos de nossos colegas da classe morreram esperando esse dinheiro que nunca chegou, e para nós existe essa possibilidade que está mais perto”, completou.
Após essa fala, a presidente conduziu a votação. Primeiro pediu para que levantasse a mão quem fosse favorável aos 60% e quase todos, assim fizeram. Em seguida pediu para que os favoráveis aos 100% levantassem a mão, apenas duas pessoas fizeram.
O procurador geral do município, Victor Biana explicou como funcionarão os trâmites após o acordo com a classe.
“O diálogo de hoje foi muito importante para que possamos dar prosseguimento às medidas cabíveis através da justiça. Vamos protocolar a petição, que foi embasada nas leis 14.057/2020 e 14.235/2022, que visa promover de maneira legal o pagamento através da homologação do acordo, esperamos que a justiça dê um parecer favorável à classe”, finalizou.
O entendimento da justiça sendo favorável aos profissionais do magistério, o abono será rateado entre os professores da educação básica de Coruripe, que estavam em efetivo exercício de suas funções durante o período entre 1998 e 2006, com vínculo estatutário, celetista ou temporário. Em caso de falecimento, os herdeiros legais estarão habilitados a receber.
Galeria de Fotos
Notícias relacionadas

Rede Municipal de Coruripe finaliza ciclo de preparação e entra em contagem regressiva para o SAEB 2025
Avaliações, gincanas e formações marcaram o ano letivo e fortaleceram o aprendizado dos estudantes que se preparam para as provas..jpeg)
Prefeitura de Coruripe presenteia alunos da Educação Infantil ao 5º ano com kits de livros infantis
Projeto “Meu Livro, Meu Presente” promove o incentivo à leitura em crianças de 4 a 10 anos e reforça compromisso com a leitura e a alfabetização
Coruripe recebe visita da Secretária de Estado da Primeira Infância durante a Semana do Bebê
A secretária foi recebida pelo prefeito Marcelo Beltrão. Durante a visita, Caroline conheceu de perto o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município em uma das creches do programa CRIA.
Final do Concurso de Merendeiras terá representante de Coruripe com prato que une tradição e inovação
Merendeiras qualificadas e valorizadas, transformando a merenda escolar em referência estadual.